quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O 701 DO ALFREDO

O texto que vai a seguir também deve entrar no debate.


SERÁ QUE OS CENTROS ESCOLARES GARANTEM MELHORES CONDIÇOES E PROCESSOS
CORRECTOS DE SOCIALIZAÇÃO?



Os Centros Escolares de Ribeira de Pena e Cerva foram os últimos a abrir no distrito de Vila Real. O presidente da Câmara Municipal deRibeira de Pena, Agostinho Pinto, realçou que foi um investimentosignificativo, nomeadamente para a autarquia, mesmo assim, considera "o dinheiro bem gasto". "Há oito anos comecei a fechar escolas que tinham menos de cinco alunos, fomos pioneiros nisso, e começámos a integrá-los noutras.

Agora, as crianças têm melhores condições e processos correctos de socialização, aprendizagem e acesso a meios tecnológicos que eram impossíveis nas antigas escolas primárias.

O director Regional de Educação do Norte, Direcção Regional de Educação do Norte, António Leite, está convicto que, em relação a construção dos centros escolares, "o programa ficará concluído, a nível nacional, nos próximos dois a três anos". "É um Programa de grande impacto que vai e está a revolucionar o panorama da rede escolar do 1º Ciclo em todo o país.

É um esforço bastante significativo que o país está a fazer, com verbas oriundas de Fundos Europeus e das próprias autarquias. Os últimos centros que inaugurei, Ribeira de Pena e Cerva, são excelentes exemplos como numa terra do Interior, que alguns consideram pouco desenvolvida e atrasada, se pode dar um passo em frente no desenvolvimento, colocando ao serviço da população um equipamento tão bom como este. No Norte do país serão cerca de duzentos os Centros Escolares que vão substituir um universo de mais de três mil escolas.

Estou convencido que o distrito de Vila Real poderá ser um exemplo de como se pode fazer mais e melhor educação em Portugal"

(retirado do EXPRESSO)
JBS.

1 comentário:

romualdo.cavaco@sapo.pt disse...

Conheci Prof.Universitários Viajantes que no fim de semana partiam de Vilar Formoso para no fim de semana leccionar no Algarve e também quem partisse de Macedo de Cavaleiros, viesse por aí abaixo dando aulas nas capelinhas até chegar ao Algarve onde tinha apartamento e lecionava no fim de semana. Domingo à tarde partia e fazia o inverso.
Agora para aprender o a e i o u são os Alunos Viajantes.
Para vir para Salir ou Loulé, de cuja casa distam entre 17 e 35 Km como têm que ir pelas casas de cada um passam em turismo pelas várias localidades, com paragens, falta de descanso, de estudo, longe dos pais (alunos com 7 anos), refeições à moda da escola soviética, desenraisados do meio, etc. etc. Perguntem a opinião aos profs.de tempos livres o que pensam eles dos seus alunos que vivem no campo.
romualdo.