quarta-feira, 25 de agosto de 2010



Professor primário: Anos 1939/40


O texto cujo título reproduzo, é merecedor de algo mais do que um comentário, na minha óptica de leitor e costeleta.
Eis as duas razões porque me propus escrever este pequeno texto alusivo ao mesmo:
1.ª) O conteúdo e a forma do referido texto enquadra-se na minha sensibilidade. Podemos escrever ou falar, recordando, criticando, enaltecendo qualidades ou apontando defeitos, sem agressividades, que em regra chocam leitores e ou ouvintes.
A nossa família costeleta deve divulgar a fraternidade sem perder a vitalidade, intrínsica ou extrínsicamente. Tento que essa seja a minha via!

2.ª) Todo o texto me trouxe recordações. Conheci muito bem a professora Pessanha Viegas, que no meu tempo, foi directora da Escola Primária de São Luís, inaugurada quando fiz a quarta classe. O perfil da senhora está muito bem caracterizado.
O marido Arcanjo P. Viegas, proprietário de uma das primeiras Agências de Viagens no Algarve, situada na Rua Conselheiro Bivar (vulgo Rua do Chiado), escritório no qual trabalhou durante alguns anos o costeleta e meu particular amigo, Victor Manuel Sabino Ramos, e que infelizmente nos deixou muito precocemente.
Na rua das traseiras do edifício da Alfândega, funcionava um departamento governamental, do qual era director o Engenheiro Pessanha Viegas ( tambem lembrado no referido texto ), enquanto exerceu a sua actividade profissional em Faro.
Foi uma figura reconhecidamente de grande prestígio local. Particularizo a sua ligação ao Sporting Clube Farense como seu Presidente da Direcção e a quem prestou excelentes serviços, directos e indirectos.
De facto a residência do casal era no primeiro andar - hoje sede do PSD - do edifício onde, no rés-do-chão ainda está instalado o Distrito de Reserva.



jorge tavares
costeleta 1950/56

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Jorge,

Viva.

Parabens pelo texto, porque nos indica o caminho, a via única entre costeletas, seja, a via para se chegar dum costeleta a outro.

Assim, é bonito.

Ab.
JBS