terça-feira, 14 de setembro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO



Meu caro amigo

Peço-lhe que publique
Um abraço
Palmeiro

Depois de ter lido várias vezes, e pensar, resolvi publicar este "desabafo" do Costeleta Palmeiro. Reservo-me o direito de não publicar, a partir deste momento, tudo aquilo que possa desfigurar o blogue Costeleta. Na próxima reunião de quinta feira da Direcção, em que estarei presente; não faço parte da Direcção mas sou um dos elementos que me convidaram para a Comissão de Eventos, como se encontra registado em Acta, darei conhecimento dos factos. Factos que me entristessem profundamente para continuar. Entretanto colocarei, e só, tudo o que possa dignificar quer o blogue como quem os subscrever, em post's ou comentários.

Rogério Coelho

PARTINDO A LOIÇA

Certamente ainda não foi esquecido o episódio caricato de uma disputa verbal entre o signatário e o João Brito Sousa (JBS). Bem aconselhado pelo Rogério parei após um último comentário do João, beirando o insulto, achei sensato o conselho e acatei o mesmo.
Passados alguns dias recebi um mail do João, que havia solicitado o meu endereço electrónico ao Rogério. Nessa mensagem (que mantenho em arquivo) foi-me solicitado que dissesse o que tinha a dizer e assim fiz. Mais correio electrónico (que também mantenho em arquivo) onde me é dito que afinal não me conhecia bem, que eu tinha razão e que iríamos acertar as agulhas no futuro (o dito e o subentendido).
Não fiz mais qualquer comentário no blogue e vi publicada outra troca de correspondência, que entendi como a querer dizer “a paz foi selada”. Por mim foi, mas com um pé atrás.
Existem em todas estas guerras de comentários em que quase sempre os protagonistas são os mesmos, um aspecto que, parece-me, ainda ninguém avaliou com a seriedade que o assunto merece:
- O blogue “os costeletas” foi criado pelo Rogério que o colocou ao serviço da Associação, continuando como responsável pelo mesmo.
- Generosa e gratuitamente dedica ao mesmo, muitas horas diárias do seu descanso e da sua vida privada.
- O blogue tem na apresentação a fotografia da nossa Escola. Um estabelecimento de ensino respeitado e em que todos nos revemos.
Quem me levantou a questão foi o meu neto João Afonso de 11 anos de idade e aluno do sexto ano de uma escola idêntica.
Como costuma acompanhar-me aos almoços dos costeletas e conhecedor da existência do blogue, solicitou-me autorização para entrar e eu concordei. Navegou durante duas ou três horas e no final disse-me:
- Avô nunca mais quero entrar aqui!
- Porquê?
- Olha, muitos dos comentários que li, são tudo aquilo que tu me dizes para eu não fazer ou dizer. Sabes avô nunca mais quero ir contigo a almoços dos Costeletas.
As palavras dele martelaram na minha cabeça e fizeram-me pensar que certamente, crianças e jovens adolescentes, actuais alunos da nossa Escola, terão acesso também e acompanharão o triste espectáculo, das birras, dos acessos de fúria, faltas de educação e de respeito.
Que belo exemplo nós estamos dando!
Quero referir especificamente o texto “ORGULHOSAMENTE PARADO” do JBS e dizer-te João, este é o outro João de que te falei e as pessoas não podem estar sujeitas ao teu humor, ninguém merece isso e muito menos o Rogério.
Podes ser um bom escritor, és com certeza, podes ser um homem muito culto, também tenho a certeza que és, até mesmo um sobredotado, mas tudo isso não te dá o direito de dizer o que te vem à cabeça e desrespeitar ou ofender quem te apetecer.
Eu fico com a minha ignorância, mas respeitando o meu semelhante e exigindo também ser respeitado.
Acredita que não é ironia, é sim um conselho de amigo, procura ajuda porque não estás bem. A vida é stressante.
Em termos de opinião, é o fim da minha colaboração. Continuarei a enviar alguma coisa para o “cantinho dos marafados”, mas só isso.
Surpreende-me que os colegas não se tenham manifestado contra o texto do JBS e também me surpreende o silêncio da Direcção da Assossiação.
Estou disponível para participar em qualquer evento que possa minimizar e desagravar o que considero uma ofensa ao Rogério, bem como. que o autor faça um pedido de desculpas formal.

Um abraço a todos

António Palmeiro

4 comentários:

J.Elias Moreno disse...

Bom dia.
Vamos contar até dez(10),antes de tomar qualquer decisão precipitada que possa ter efeitos negativos.
Pareceu-me que o JBS terá reconsiderado o seu extemporâneo texto, ao humildemente ter respondido ao comentário do Rogério com um sintomático "Rogério:
Aceito as tuas palavras.
Abc.
JBS
Só que o devia ter feito num Texto
adequado e não em comentário, para ter a força q se impunha.
Assim ficou a idéia q não tinha realmente metido a viola no saco.
Pessoalmente gostaria de ver este "conflito" esclarecido e de uma vez por todas a paz, restabelecida no local onde continuasse a existir realmente o ESTADO DE ESPIRITO a q o Prof. Américo se referiu.
Não lhe demos mais desgostos.

Anónimo disse...

Meu Caro Zé Elias.

Viva.

Mas o que é que eu fiz de tão grave assim para se chamar a isso que eu não sei o que é de conflito?

E mais, eu considero-me costeleta e nunca feri o tal estado de espírito de que falou o Professor AMÉRICO.

Aliás, esse estado de espírito foi atingido pelo título e texto dum colaborador recente, que enviou um texto para publicação que não devia ter sido publicado, precisamente porque fere essa unidade costeleta.

Será difícil de perceber, isto?

AB.
JBS

MAURÍCIO DOMINGUES disse...

Caro Palmeiro

Tem razão . Acho que
devemos ter calma, contar até 10
como aconselha o Elias Moreno e
esperar que a "crise" passe.
O seu conselho de amigo talvez
resulte.! Nem todos somos iguais,
uns mais do que outros conseguem
resitir à vida stressante que vive-
mos, daí haver atritos entre as
pessoas .
Continue ,Palmeiro,porque espero
que o João acalme as suas investi-
das impensáveis e faça uma pausa
nos seus comentários.

Um abraço amigo - MAURICIO

Anónimo disse...

Meu caro Maurício,

Viva,

Não tens razão no que dizes, mas tens o meu respeito.

Coloquei aqui um comentário em minha defesa que foi cortado e o teu, que promove o Palmeiro e me despromove a mim, passou.

Até o Encarnação que não me conhece de lado nenhum tem cobertura para emitir opiniões sem sentido.

A grandiosidade do blogue vê-se nos comentários que colocaram no meu post à Gisela, que foi nenhum.

Não quero ser mais insultado aqui.

Deixo-vos, todavia, saudações costeletas.

JBS