quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

UM GRANDE POETA


ANTÓNIO SIMÕES JÚNIOR


Sou grande admirador das gentes de Olhão, sobretudo depois de tomar conhecimento dos 19 que foram ao Brasil informar o Rei da expulsão dos franceses. Hoje, depois de ter tomado conhecimento de alguns vultosda cultura olhanense, rendo-me à cidade, onde se passeou o poeta António Simões Júnior, o poeta sensível que tentou ser justo e tem toda a minha grande amizade e reconhecimento.

Apesar de Olhão ter outros poetas, é Simões Júnior que mais me encantae me entra na alma, sem desprimor para os outros, evidentemente. É um autor de palavras suaves, cuja melodia desliza docemente pelo seuinterior, conseguindo depois transmitir para fora de si, numa harmoniade palavras simples, essas imagens de criação poética fantástica e depoderoso encantamento. Como se pode ver a seguir.

“Eu sou o rapaz do café/ de lenço branco e cara amarela/ que de noite, a horas incertas/ venho sentar-me na mesa do canto”...

Este homem, que parece ter tido uma relação de felicidade com a vida,pelo menos parece-nos ver isso nos seus versos, foi um homem que lutoupara ganhar a justiça social primeiro e o bem estar social depois, emtempos difíceis da sua existência, tudo a favor dos outros.

A poesia tem a particularidade de nos tornar felizes, como eu fico depois de ler estes versos de Simões Júnior,

— E quando o criado vem,/ peço o clássico café/ e fumo cigarros/ num atordoamento/Concentro-me monotonamente e fico pasmado a olhar,a olhar;/ neurastenia de tudo quanto vejo, ou não vejo,/ neste antrode fumo, onde a alegria se perde…e o pilar do tédio a crescer, acrescer,/ ameaça converter-se numa tempestade horrível que não posso dominar!

Digamos que a poesia precisa da vida e a vida precisa da poesia, oudos poetas. Poeta é aquele que transporta consigo o problema dosoutros, que ao fim e ao cabo são os seus também, e os expõe numa formagraciosa e atraente. provocando a quem lê, uma certa dose de alegria e encanto. É essa a grande virtude de Simões Júnior, que se entende bem com essa forma de comunicar, tratando nos seus versos o problema do homem, a direcção e o caminho que a vida destes deve assumir, oproblema da solidão, da estupidez que é a guerra e outros.

Simões Júnior é um poeta que encanta, que merece o respeito de todos os olhanenses e a quem falta o devido reconhecimento público.

Eu gosto do que Simões Júnior nos canta, do percurso de Homem que teve e do enorme poeta que ainda é e, que, como tal, ficará consagrado pelas gentes da cidade de Olhão.

JBS.

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

É um bom texto para terminarmos o mês de Setembro ORGULHOSAMENTE ACTIVOS.
uM ABRAÇO
rOGÉRIO cOELHO

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Um pequeno descuido no comentário anterior, trocou as maiúsculas por minusculas.
Termino e encerro o blogue.
Cumprimentos e boa noite
Rogério