quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

Não há muito tempo alguém me chamava a atenção dizendo que eu não fazia comentários aos post's publicados. (Aceito o desafio)

Esta frase foi colocada pelo Rogério Coelho no seu comentário ao texto (continuo a preferir a palavra texto) POESIA "Verdades" do costeleta Orlando Silva do dia 22 do corrente.

Não sou por grandes elogios verbais ou escritos. Aprecio os actos. Tenho pelo Rogério Coelho e pelo seu esforço o maior respeito e consideração. A estima que nutro pela Isabel Coelho ( costeleta do meu tempo ), teria naturalmente de passar para o Rogério, mais não fosse por osmose, pois somos de períodos escolares com alguns anos de diferença.

Mas vamos à razão deste texto.
Não entendi quando o Rogério afirma que aceita o desafio. Porquê o desafio? A chamada de atenção que ele afirma ter-lhe sido feita, pode e deve ter algum fundamento.
O desempenho que assumiu como coordenador do blogue, publicando quer textos, quer comentários, de harmonia com o seu critério de análise, responsabilizam-no por comentar sempre com aquidade.
Como qualquer de nós, ele é costeleta leitor, muito embora seja também coordenador, o que lhe confere a responsabilidade de estimular a vida do blogue.
Escrevi há relativamente pouco tempo um texto, que não cheguei a enviar para publicação, porque grande parte do seu conteúdo, deixou de ter sentido, nesse intervalo de tempo. Hoje e a propósito deste tema, transcrevo do mesmo um parágrafo que com ele se relaciona:

"Sem sair deste tema, direi que como participante do blogue, (já o escrevi) os comentários aos escritos funcionam como um estímulo e são absolutamente indispensáveis à vontade de continuar. É demasiado evidente que os comentários existem e os estímulos também...mas só de alguns e para alguns. Textos interessantes têm sido ultimamente colocados no blogue, apesar de já terem sido objecto de anteriores escritos: A diferença entre eles é justamente o comentário, o estímulo e a personalização. Entendendo a causa! Preocupa-me o efeito!"

jorge tavares
costeleta 1950/56

3 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Jorge
Essa minha frase no comentário à poesia VERDADES do Orlando Silva nada tem a ver com a tua pessoa. Alguém me fez esse desafio e eu aceitei esse desafio. Não me obriguei a colocar o nome de "quem"
Um abraço
Rogério Coelho

Anónimo disse...

Meus caros,

Viva,

Ora aqui está um texto a tocar uma matéria delicada mas colocado com muita correcção.

O Jorge foi corajoso porque escreveu com alma. Alma que diria isenta e limpa.

Gostei da resposta do Rogério: disse o máximo com o mínimo de palavras e foi objectivo.

Penso que toda a gente percebeu a sua difícil missão.

Todavia, satisfaz-me verificar as posições de honradez que ambos assumiram, cada um à sua maneira e em defesa de sua dama.

Considero este texto do Jorge e o comentário do Rogério, como um dos momentos mais elegantes e dos mais elevados do blogue.

Um abraço para ambos do
JBS

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro Rogério,

Obviamente que o assunto só serviu de texto, não porque se relacionasse específicamente comigo.
No entanto na minha qualidade de leitor e colaborador, e porque não consegui interpretar a frase final do comentário, resolvi escrever esse texto, justamente por ser um assunto que me interessava abordar, como prova a transcrição final do mesmo.
um abraço
jorge tavares
costeleta 1950/56