sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HOMENAGEM AO COSTELETA FRANCISCO ZAMBUJAL

Sr. Rogério,

Nos idos anos de 1958/59, fui aluno do prof. Francisco Zambujal na antiga 4ª. classe e, na ao tempo chamada de Escola Primária de S. Luís.
Tive explicações em sua casa na Rua Actor Nascimento Fernades tendo em vista o exame de admissão à Escola Industrial. Aqui, tive a oportunidade de verificar a facilidade de execução das mágnificas caricaturas em que na verdade era Mestre.
De referir que o prof. Zambujal era um exímio coleccionador de passáros. Tinha no seu quintal uma razoável gaiola com aves das mais variadas raças.
Homenagem justa ao grande Mestre da caricatura que foi Francisco Zambujal.

Cumprimentos

AGabadinho

Nota: Sem permissão do signatário, tomei a liberdade de publicar este depoimento
RC

2 comentários:

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Boas tardes amigos costeletas,

Tive a felicidade de pertencer ao grupo de alunos que frequentaram a escola, no tempo que a mesma era frequentada pelos irmãos Zambujal, e de ter como colega de turma a irmã.
A excelência de um nas letras, é igualável à excelência do outro a caricaturar. O Francisco e a Natércia, conheceram-se e namoraram nas escolas (Tomás Cabreira e Magistério)e mais tarde casaram, representando um exemplo de alegria e vivência para todos os que com eles privaram.
Os meus dois filhos, com bastante satisfação minha, são amigos dos
dois filhos do Francisco e Natércia,e eu próprio convivo com alguma frequência com o José Zambujal a quem já prestei homenagem a sua mãe, afirmando-lhe que foi a aluna mais bonita que passou pela escola no nosso tempo, alem da tolerância e paciência que teve para o aluno/particular Jorge Tavares (filho), à época rapaz difícil.
Está de parabens o Municipio e o seu Presidente, por prestar esta homenagem. Estão de parabens todos os costeletas, por integrarem uma comunidade com tantos valores no meio intelectual, artístico, político, empresarial,financeiro, quiçá, em todas as areas da nossa sociedade.
jorge tavares
1950/56

Anónimo disse...

Caros Gabadinho e Jorge Tavares,

Viva,

Quero deixar a ambos os meus sinceros parabens pelos belos textos produzidos em homenagem a FZ.

A unidade costeleta faz-se por esta via; a da solidariedade.

Ab.
JBS