segunda-feira, 13 de setembro de 2010


PAIXÕES

Palavra onde á partida vem á idéia aquelas avassaladoras sensações que nos deixa sem rumo, sem chão, sem visão, sem identidade e nos faz passar a gostar mais do outro do de nós mesmos.

Pesquisei a definição e as respostas que encontrei em grande percentual são relacionadas com o amor entre dois seres.

Em minha opinião é a atração e desejo intenso por outra pessoa que ao concretizar pode ou não ter como resultado o amor?

Tem quem fale que ao concretizado para o amor a Paixão se transforma em Fogo de Palha! aquele de curta duração pela entrada na rotina do convívio em que a adaptação das personalidades nem sempre é fácil com a bagagem que comporta sensações como o ciúme, obsessão; possessão , a autenticidade, sinceridade; beleza interior, respeito, confiança entre outras.
Tem a ver na época actual com o elevado numero de separações e divórcios

A Paixão e o amor sempre inspirou Poetas e outras artes como provam obras que perduram há séculos!
Será que a de Romeu e Julieta teriam continuado com toda aquela intensidade se não tivessem um final de forma prematura?

Outras Paixões existem pelas quais ao longo das civilizações milhões de pessoas fizeram o Sacrifício supremo dando a própria vida! são as de Patriotismo, Religiosas, Artistas até pelos jogos em que o Futebol não escapa com as torcidas e ataques cardíacos .

Escrevi esta crônica para dar o destaque a uma grande Paixão de um entre tantos artistas que nos legaram obras valiosas .

Minha admiração vai para um Pintor Holandês o Van Gogh!
Ao longo de sua existência pintou cerca de 800 quadros e simplesmente conseguiu vender um! ( o Vinhedo Vermelho ) Não seria isso um trabalho por Paixão?
Podem argumentar que era um alcoólatra, louco etc. mas isso faz parte da situação .

Para os apreciadores da Pintura e parte da obra de Van Gogh se passarem por Amesterdão, não deixem de visitar o Museu com o nome do Pintor que fica localizado no Bairro dos museus em Paulus Potterstraat, 7.
Já lá estive e Acreditem vale a pena


Saudações Costeletas
António Encarnação

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Encarnação
Gosto de pintura. Também faço quando tenho vagar.
Aprecio o trabalho deste grande pintor.
E PAIXÃO era o que muitos Costeletas deviam ter pelo nosso blogue, participando na cultura,na história e comentando com honestidade.
Um grande abraço
Rogério Coelho

Anónimo disse...

Caro Enncarnação.

Viva.

Um belo texto e um apelo com todo o sentido do Coordenador no comentário anterior.

Ab.
JBS