quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CENTENÁRIO
DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Decorreu em todo o país, com particular relevo em Lisboa a comemoração do centenário da implantação da REPÚBLICA PORTUGUESA.
Não é para falar dos festejos que resolvi escrever este pequeno texto, mas para realçar o excelente discurso pronunciado pelo costeleta Aníbal Cavaco Silva, na sua qualidade de Presidente desta República, cujo centenário se comemorou.
Não é minha regra pronunciar-me sobre discursos dos políticos, porque "Palavras leva-as o vento", mas neste caso concreto e justamente por se tratar do mais alto magistrado da Nação, as mesmas veiculam muito mais responsabilidade.
Recomendo a quem não teve oportunidade de ouvir, que consulte o site da Presidência. Garanto-vos que não é tempo perdido.
Ainda a propósito deste dia, a inauguração do Centro de Investigação Champalimaud, é um marco na história da investigação e ciência em Portugal. Todos os portugueses deverão ficar gratos a quem proporcionou os meios e, a quem inteligentemente sob executar uma obra de tamanha envergadura. Para alem da gratidão na minha qualidade de português, reforcei a minha certeza de que em Portugal tudo se consegue, bastando para tal, vontade, profissionalismo e seriedade.
jorge tavares
costeleta 1950/56

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

É um texto que dignifica o presente e o passado desde 1910.
Nem todos os portugueses estarão gratos com a obra que Champalimaud criou e que nos deixou.Muitos dos "propalados democratas" deveriam estar arrependidos com o tratamento que lhe deram. Mas fiquemos por aqui...
Boa Jorge!
Rogério