sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

CRISE DOS NOSSOS TEMPOS (João Brito de Sousa)



Qualquer comentário que escrevesse directamente no texto em referência, escrito pelo João B. de Sousa, perdia a oportunidade temporal de ser lido. Muitos textos, poesia e outros já foram publicados posteriormente, razão desta minha decisão em escrever esta pequena nota a propósito do assunto.

Falar sobre economia é fácil...todos o fazem. Vejamos um exemplo: um trabalhador que acaba de receber o seu salário, chega a casa e analisa com a sua mulher os pagamentos contratuais que têm de efectuar, o valor que excede e se o mesmo permite assumir novos compromissos... estão a tratar de temas económicos, por conseguinte, a falar sobre economia. A vida de qualquer cidadão (infelizmente) tem a economia como padrão da sua existência. Por muita vontade que tenha em ignorar, tal não é possível
O tema que o João trouxe ao blogue, é bastante interessante e saudável. Todavia, a razão desta nota, justifica-se pela necessidade dum esclarecimento sobre o comentário que escrevi.
No último paragrafo o João sita o Prof. de Direito Carlos Amorim, quando o mesmo diz que quando os ouve (subentenda-se economistas) se vai deitar com uma dor de cabeça enorme. Acredito que seja verdade, porque comigo se passa o mesmo, mas numa maior amplitude, isto é, economistas, professores de direito ( nos quais incluo o distinto professor) e de outras áreas, comentaristas, jornalistas, políticos, etc.
Em determinada parte do comentário escrevi - não sei se é publicável -fi-lo justamente porque o tema podia não ser aceite pelo nosso moderador, a quem está reservado o direito de escolha.
O fazer o "gosto ao dedo" obviamente que foi uma força de expressão, significando que são temas que habitualmente não comento, mas que resolvi fazê-lo.

Aproveito para deixar um repto aos costeletas melhor preparados, para que utilizando este blogue, e numa linguagem entendível ao "denominado cidadão comum " nos quais me incluo, escrevam sobre esta ciência que é a economia, a sua aplicação aos dias de hoje e influência na vida das populações, com os consequentes problemas financeiros que causa.

jorge tavares
costeleta 1950/56

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Desde que não se fale de partidos, e enquanto não me proibirem, publicarei.
É um tema actual em que todos(?) estamos implicados, quer directa como indirectamente.
Fui claro?
Rogério Coelho

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro Rogério,

Desde sempre que envio textos para publicar, que deixo ao critério da pessoa ou pessoas que tiveram e ou têm essa missão,a livre decisão de publicar se o entender. Bastará rever os emails que sempre serviram de capa aos textos. Penso que este teu comentário embora não esteja personalizado, porque o texto é subscrito por mim, é-me destinado.
Fui claro?
jorge tavares
costeleta 1950/56