sábado, 16 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

JOSÉ HERMANO SARAIVA,
a minha homenagem.

Por João Brito Sousa


JOSÉ HERMANO SARAIVA é indiscutivelmente uma das maiores figuras contemporâneas da cultura portuguesa.

Foi Ministro da Educação, advogado, escritor, professor e é o titular de um programa de História que passa semanalmente na RTP 2.

Comunicador por excelência, os seus programas são de uma objectividade clara, onde cada exposição deixa encantados todos os que se interessam por estas matérias.

Sou um admirador de elevado grau de interesse nos seus programas.

Quero, neste pequeno texto, homenagear não só a qualidade do seu enorme talento de comunicador, evidenciar a extraordinária qualidade dos trabalhos que apresenta e ainda, se me permite, endereçar-lhe os meus parabéns pela sua bonita idade aliada a uma forma física excelente .

Ó Zé, faz aí um discurso, pediam-lhe os irmãos quando o senhor tinha os seus cinco anos. E o senhor, subia a um banco de cozinha e, já com uma eloquência de muito boa qualidade, o discurso surgia.

Acho que o País sente orgulho nos seus trabalhos de comunicador. E talvez noutros.

Foi por isso distinguido pela Academia Portuguesa de História (APP), na sua sede de Lisboa, aos 91 anos, como grande divulgador da História de Portugal, ao mesmo tempo que foi eleito pela Academia, como académico de mérito.
José Hermano Saraiva, que já era membro da APP, recebeu o colar académico. Questionado sobre a distinção, diz que esta não o surpreende. "Quando se tem a minha idade é o que acontece", disse à Lusa.

Natural de Leiria, José Hermano Saraiva é licenciado em Histórico-Filosóficas e em Ciências Jurídicas e desempenhou vários cargos públicos e privados.

È uma grande referência da cultura do nosso País.

Penso eu.

jbritosousa@sapo.pt

Sem comentários: