quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

ACERCA DO TEXTO DO MINGAU, MARÉ VIVA.
Por João Brito Sousa (autorizado)

CORRESPONDÊNCIA TROCADA ENTRE OS COSTELETAS DIOGO e JOSÉ ELIAS MORENO.

Disse o Diogo para o Zé Elias.

"Que te pareceu o post do Mingau? O ultimo.
Para mim, que raras vezes comento, nao resisti e comentei!
Abraco
Diogo"

Resposta do Zé Elias,


"Li e reli o texto do Mingau.

Gostei, e para mim que quando estou em Faro , vivo num 6º andar ,frente à nossa Tomás Cabreira tendo o previlégio de admirar toda a Ria desde o Farol até ao Ancão,para lá do Pontal, é emocionante.Também vivi a Ria quando era puto,porque parte dos terrenos entre a praia dos Estudantes e o apeadeiro do Bom João, até à rua José de Matos, frente ao antigo Portão do Fialho adjacente à Casa dos Rapazes, eram do meu Avô materno.Foram expropriados para: com os inertes proceder à construção da actual estrada e Cais Comercial de Faro, bem como Estaleiro de Produção de Blocos de Betão, para a Barra do Porto Faro Olhão.Terminadas as obras, o espaço então vazio transformou-se naquilo a que os Costeletas chamaram o Estádio dos Blocos,onde se realizaram grandiosos encontros de futebol, entre os de Faro e os filhos de Olhão(Parra,Poeira,Zè Palminha ,Nuno, and so on) que ainda completamente alagados em suor abandonavam o jogo e corriam para o apeadeiro ,mal ouviam o apito da automotora a anunciar a partida de S.Francisco.

Tomei banho em cuecas e pesquei alcabrozes, charrocos e muxarras junto ao moínho da D.Francisquinha Grelha ,que me ensinou os segredos do moínho de maré e os primeiros rudimentos da Democracia.Está sábia moleira, tal como o meu pai, eram há muito tempo assinantes de um semanário muito apreciado entre tudo o que na altura se publicava.Chamava-se Gazeta do Sul, era publicado no Montijo e era o que eu costumava chamar de jornalismo agridoce, vinte anos antes de aparecer o Expresso.

Andei a navegar pelos canais da ria ao candeio, à redinha ao berbigão ao polvo e lingueirão.

Já podes ver quanto eu apreciei o texto do Mingau, e calcular o que eu não poderia também escrever se tivesse igual talento.

O teu comentário está absolutamente correcto.

Também tenho curiosidade em saber quem é este Mingau.


Acho que devemos dizer o que sentimos.

Gde Abraço
JEM "


Ps - Um grande abraço de parabens ao costeleta AM do JBS

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

DOIS BONS COMENTÁRIOS
A CURIOSIDADE DO DIOGO E A BOA RECORDAÇÃO/EXPLICAÇÃO DO ZÉ MORENO
ESPERO QUE O ALFREDO COMENTE SE O DESEJAR FAZER.
Rogério

Anónimo disse...

Claro que comento. Não será dificil que o faça. Difícil é compreender, e confessar a minha admiração,pelo facto de não haver comentários aos textos que costumo enviar e, neste, denotar tanto interesse e belas críticas. O meu muito obrigado meus caros amigos.
Gostaria, não de fazer um comentário ao texto do Zé Elias Moreno, mas escrever um texto para ser publicado tomando como referência o "miolo" do teu comentário amigo Zé Moreno.
Vou escrever
Um abraço
Alfredo Mingau