quinta-feira, 28 de outubro de 2010

do correio electrónico

A sobrevivencia politica ou...não de Obama


O que tenho para dizer pouco ou nada valerá para muitos de nós mas, como me chamou um dia Brito de Sousa de “correspondente em Washington” vou fazer jus do titulo mas sem pretensões a tal.
Ontem a costa este dos USA adormeceram tarde. Todos queriam ver como se saíria Obama frente ao provocador. A campanha para as eleições intercalares cá da terra estão em “full swing” e não há cão nem gato que não bote discurso e nos lugares menos esperados. A meio da tarde surgiu a noticia de que Obama ( o tal do prémio Nobel da paz sem ter feito nada além de ser eleito para presidente e ter sido senador por Chicago seis meses, apoiado por uma máquina democrática bem oliada. Devo ser considerado insuspeito na minha critica porque votei nele), iria ser entrevistado em directo no “Commedy Channel” e sem rede nem pressopostos pelo Herman José de cá, o comediante e entrevistador politico John Stward. É conhecido dos portugueses porque a” SIC noticias” retransmite alguns exertos dos seu programas.
Obama foi o retrato dele mesmo por momentos. Um comonicador sem igual...qual Regan ou Kennedy . Só que , a meu ver, não esperava que Stward lhe perguntasse de chofre o que tinha ele a dizer aos que o comparavam aos politicos europeus, esbanjadores da riquesa que não têm e hipotecando com isso gerações futuras.
Ficou atabalhoado por segundos, o sorriso de orelha a orelha desapareceu,um pouco de raiva leu-se-lhe nos olhos e começou a dissertar sobre o” modelo social europeu” que segundo ele jamais seria implementado sob o seu mandato e, a certo ponto esclareceu o que diz ser seu ponto de vista e, mais ou menos disse :-“ Os politicos europeus andaram a espalhar benesses por vinte anos que levará pelo menos outros vinte a retirar para conseguir votos o que é a meu ver uma fraude politica”. Cito isto de cor.
As televisões Portuguesas a que tenho acesso,RTP e SIC, hoje pelos noticiários da manhã transmitiram pequenos espaços da entrevista mas ignoraram esta parte por completo.
Porque será? Eis a questão.
Um abraço
Diogo

2 comentários:

Anónimo disse...

CARO CORRESPONDENTE EM WASHINGTON

DIOGO,

Viva.

Escreveste um belo texto. É de quem vive e vibra com a política.

Há 200 anos atrás já a América era Democrática e a Europa não.

Pelos vistos continua e não sei responder à pergunta.

Deixo-te um abraço.
JBS

Anónimo disse...

Obrigado Joao.
Sao vivencias e experiencias do dia a dia.Nada mais
Tu sabe-lo.
Abraco
diogo