terça-feira, 5 de outubro de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO

A LEITURA É A MAIOR DAS AMIZADES


Marcel Proust, in 'O Prazer da Leitura' , refere que a amizade entre os indivíduos é uma coisa frívola dando maior credibilidade à amizade pela leitura, que diz ser mais sincera.

A minha opinião sobre este assunto, é que a amizade entre indivíduos deverá ser suportada pela força da verdade, pela deferência no relacionamento, pela admiração das qualidades do outro e sobretudo em ter prazer na presença do outro. Se conseguirmos segurar estes compromissos, digamos assim, a amizade fica.

O que será mais fácil para uns do que para outros.

Com a leitura, ganhamos ou não amizade. Se tivermos prazer na leitura, ganhámos um amigo no livro, porque este não tem oscilações de comportamento, o que tem para nos dar está à vista e gostamos ou não dessa dádiva.

A amizade na leitura ganha-se no silêncio e uma vez ganha, é para sempre.

Esta amizade, constrói-se mediante um mecanismo de aprendizagem que , em princípio, nos torna melhores pessoas ou deve tender para isso. Aqui, na leitura, ou se tem amizade ou não. Podemos ter uma amizade maior ou menor por determinadas leituras e isso mede-se pelo tempo.

O Jacinto de Tormes da Cidade e as Serras, é uma amizade de mais de quarenta anos, maior que a amizade da Blimunda do Memorial, com apenas vinte anos. Mas são amizades que perduram porque são imutáveis no seu comportamento.

No findo a amizade exige fidelidade.

Com os livros, se passarmos o serão com eles, é porque realmente temos vontade disso. A eles, pelo menos, muitas vezes só os deixamos a contragosto. E quando os deixamos, não temos nenhum desses pensamentos que estragam a amizade: -- Que terão eles pensado de nós? Teremos agradado? ... pergunta Marcel.

Isabel Allende diz que consegue ir até às sessenta páginas se a leitura não lhe agradar. Não foi uma amizade conseguida.

Mas o livro não mudou. O futuro dirá se a mensagem a transmitir tem qualidade. Às vezes pode ter... lá para a página cem.

Penso eu.

JBS

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Concordo plenamente
A leitura gera amizade.
A amizade pode ser feita pela escrita mas, neste caso, pode gerar ilusão.
Rogério Coelho