quinta-feira, 14 de outubro de 2010

GRÁCIAS A LA VIDA

Bom Dia:

Hoje o meu coração está inquieto e ansioso, a ponto de me dar a sensação de querer sair do seu refúgio natural.
Sei que essa excitação ainda vai durar umas longas horas.
As que faltam para que o último mineiro chileno regresse à face da terra.
Esse momento libertador, será também para mim e para o meu coração, um verdadeiro e sentido momento de Louvor e Acção de Graças à Vida, a Deus e ao Verdadeiro Homem, solidário e não egoísta, ou simplesmente materialista, animalesco e mesquinho.
Caríssimos mineiros chilenos:
Andei anos sobre as ondas do mar Alto.
(Senhor!, Teu mar é tão grande e o meu barco tão pequeno!...).
Trabalhei nas profundezas dos tanques de petroleiros, cujas portas de homem tinham a amplitude da cápsula que vos está trazendo de novo à vida.
Vesti o vosso fato, calcei as vossas botas e luvas.
Também respirei poeiras, gases e fumos.
Suportei solidões, ausências e saudades como vós.
Contei as horas e os dias, e aprendi o conforto da esperança.
Mas eu fi-lo voluntáriamente, para fugir ao cheiro da pólvora, da injustiça e da ignomínia.

Nunca teria a veleidade de comparar a minha experiência profissional ,ao vosso sacrifício para colocar sobre a mesa o pão dos vossos filhos.
Nem alguma vez sofri a provação de um acidente .
Quero sim, dizer-vos que estou à altura de avaliar com imenso respeito e admiração, a vossa enorme coragem e serenidade.

O mundo hoje está suspenso e profundamente solidário com o sucesso do vosso resgate e retorno ao calor dos vossos ente queridos.

Bienvenidos.

Quando o último mineiro de S.José de Atacama estiver entre nós, eu, e muitos chilenos haveremos de entoar a balada tão querida do povo, que a vossa malograda Violeta Parra parece ter criado para este feliz momento:

Grácias a la vida, que me há dado tanto...


J.Elias Moreno
Almada:13/Outubro/2010

4 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Elias
Deve estar a terminar o martírio para aqueles 33 mineiros com a saída do último. Neste momento verifico na TV a saída do 29º-
GRAÇAS
Rogério

Anónimo disse...

O instinto de sobrevivencia faz milagres ou os milgres são os instintos empurrados ao màximo!
Os Chilenos têm vivido dramas de sobrevivencia incriveis. São o povo escolhido para ser posto àprova.
Quem não se recorda do avião que se despenhou nos Andes nos principios de setenta do século passado com os estudantes da universidade de Santiago?
Sobreviveram três meses nas "neves eternas" alimentando-se dos que haviam perecido no acidente.Rezou a historia que só um irmão recusou " comer" da irmã e um noivo da noiva!.
Tudo o que se diga sobre sobrevivencia é pouco,curto e muitas vezes mal interpretado!
Estou feliz por eles.
Vão voltar à mina.Assim o fazem os homens. Um revés não é o fim.
Bem hajam.
Diogo

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu velho amigo Elias Moreno,

Quando entro no escritório uma das primeiras visitas, quando comsulto a correspondência electrónica, é nosso blogue.
Hoje repetiu-se a rotina, embora com uma diferença. Ao ler o texto que escreves a propósito do salvamento dos mineiros chilenos e representa um hino à solidariedade humana, fiquei comovido.
Não quero exagerar com todos os adjectivos que gostaria de apelidar este teu grito de alma.
O lema da nossa Associação - Fraternidade e Solidariedade -estão espelhados na tua escrita.
Excelente atitute dum costeleta...são estas que engrandessem o nosso blogue.
jorge tavares
costeleta 1950/56

Anónimo disse...

UM BOM TEXTO CO BONS COMENTÁRIOS.

Excelente participação costeleta e de grande humanismo.

Gostei.

JBS