sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Premiar o Mérito,
valorizar a Escola

As pessoas são a principal riqueza de uma qualquer nação; os seus talentos e competências são os principais factores críticos do crescimento económico dos países. Aumentar o capital humano nas organizações, desenvolver o talento e as competências dos indivíduos, devem ser objectivos primordiais duma sociedade moderna, que se quer mais equilibrada e justa. Segundo Gary Becker (1975), "a educação e a formação profissional são os mais importantes investimentos no capital humano". Para este autor, os novos avanços tecnológicos revestem-se de reduzido valor para os países que possuem muito poucos trabalhadores especializados que saibam como utilizá-los.

Vem isto a propósito do honroso convite da nossa Associação - que aceitei - para ser patrono do prémio atribuído ao melhor aluno da Escola Secundária Tomás Cabreira, no ano lectivo 2009/2010, que distinguiu a aluna Maria João Santos Grego Esteves. É com alegria e esperança que me associo a esta iniciativa digna de registo: alegria, desde logo pela valorização do esforço e prémio ao mérito da jovem Maria João Esteves, esperança pelo sinal dado a outros jovens, que através do estudo diligente, do trabalho esforçado, dos princípios transmitidos por uma Escola de valores poderão construir um futuro mais humanista e solidário, para as gerações vindouras.
Através do meu testemunho de vida, de uma experiência acumulada ao longo de mais

de 50 anos de actividade profissional e empresarial, do espírito de missão e de bem-fazer que sempre norteou o meu pensar e agir, estou motivado para legar à aluna Maria João Santos Grego Esteves o meu apoio pessoal no seu percurso académico e de integração na vida activa.

Actualmente, para o desenvolvimento de recursos humanos são necessárias competências técnicas, que deverão ser sólidas e permanentemente actualizadas, competências sociais, baseadas na cultura do respeito pelo outro e na ética e responsabilidade social, e competências individuais, assentes no comportamento da pessoa humana, enquanto promotora de soluções, dotada de auto-conceito positivo e criatividade, capaz de se adaptar às mudanças e imprevistos, de pensar pela sua cabeça, ter sentido crítico e capacidade de liderança e comunicação.

Para o nosso sucesso colectivo, torna-se necessário um novo paradigma na educação, uma Escola de princípios e valores, humanista, competente e exigente, capaz de suscitar vários tipos de saberes, valorizando a par do conhecimento, o aprender fazendo, o saber estar, o saber fazer, o saber agir, o saber empreender, sendo a aprendizagem ao longo da vida, mais do que retórica, um desígnio posto em prática.

A Escola moderna de oportunidades e desafios não pode ser nivelada por baixo. Antes, tem que se constituir como meio de valorização do indivíduo, com uma cultura de exigência, responsabilidade e meritocracia. Nesse contexto, é de sublinhar o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária Tomás Cabreira, seus responsáveis, docentes e alunos que aqui se saúdam, de um modo particular a jovem distinguida Maria João Santos Grego Esteves, que constitui um estímulo para toda a comunidade da nossa Escola.

Manuel Caetano

1 comentário:

Anónimo disse...

AO MANUEL CAETANO,

Os meus parabens pelo excelente texto.

Ab.
JBS