domingo, 14 de novembro de 2010

FIGURAS DA CIDADE

ALMEIDA CARRAPATO, Dr


Júlio Felipe de Almeida Carrapato, foi uma figura de grande prestígio na cidade de Faro. Impunha-se ao passar, pela forma irrepreensível como vestia, pela sua altivez, talvez resultado da sua competência profissional.

Advogado e publicista, foi dos autores que em Portugal mais se debruçaram sobre o poder local e regionalização, entendendo que esta última matéria, se deveria materializar pela devolução ou transferência de poderes a efectuar pelo poder central..

Homem possuidor de vasta cultura e de uma inteligência clara e actuante, desempenhou dos mais altos cargos públicos na cidade e no Distrito.

Nasceu em Faro em 1919 e foi aí que cresceu e estudou, tendo sido na sua cidade natal, que concluiu o curso dos liceus de 1931/ 38 como aluno de quadro de honra.

Homem do jornalismo e da ciência política, colaborou na revista Pensamento, no Diabo, Sol Nascente e República. Em 1942, publicou o seu primeiro livro, a que deu o título de "Aurora e Crepúsculo de Uma Idade", altura em que cursava Direito na Universidade de Lisboa.

Uma vez licenciado e em condições de exercer a actividade profissional iniciou-se como assessor de José de Sousa Cachola, advogado com escritório no Largo de S. Pedro, ocupando esse mesmo espaço por conta própria, após falecimento do patrono.

Além do Direito e outras matérias, interessou-se igualmente pela poesia, estudando Camões em profundidade, também Bocage e Antero de Quental. Diz que Camões foi um mestre, mas nem por isso deixou de ter mestres. A todos compreendeu e como génio que foi, a todos se excedeu.

Este é o carácter dos génios; o facto de aprenderem não os diminui, mas o de ultrapassarem os que lhes ensinaram, caracterizam-nos.

Júlio Carrapato, um senhor.

Retirado de Obras (Quase) Completas de J.C.



jbritosousa@sapo.pt

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Um grande Democrata.
(O atrazo na publicação deveu-se à procura nos meus arquivos, da fotografia, que coloquei com permissão de JB)
Rogério

Anónimo disse...

MANO,

Viva e muito obrigado pela foto.

João