sábado, 13 de novembro de 2010


GRISÉUS & Cª.


Década de 40 do Século XX, anos da minha infância em que eu e o Povo desconhecia o que eram produtos Biológicos? quando na generalidade eram de consumo regular porque a adubação química se iniciará mais tarde em outras plantações a caminho da Agricultura Industrial.

Os legumes que tínhamos disponíveis os mais saborosos na Região eram “Os griséus“ que apareciam pouco antes da Páscoa em que nesse dia era o Prato Principal, e considerados das melhores iguarias e ainda na atualidade são prato de muitos restaurantes acompanhado com ovos e de outras formas culinárias.

A maioria da gente nova moradores na cidade poucos sabem de que legume se trata, possivelmente até alguns são capazes de conhecer o nome cientifico de Psium sativum L. da Família Fabacear.
E toda a gente os conhece por Ervilha.

Estávamos na época de segunda guerra mundial e no interior de alguns concelhos do Algarve a denominada ervilha era precisamente outro legume com aparência semelhante ao Tremoço de acordo com informações orais sobre o que era quem, já que na cidade de Faro os griséus era mesmo as Ervilhas.

Me deram a explicação do que aquilo que comia em casa denominado por Ervilha era chamado de Chicho ou Xixo que deixei de ver há mais de 60 anos e na net não encontro qualquer referência desse produto!
Suponho que sendo planta de maior rusticidade e produtividade agravado com o racionamento que decorria nesses anos de produtos alimentares, foi uma alternativa no meio rural onde até se falava que se fazia pão com farinha de alfarroba (nunca vi) e também não existia energia elétrica suporte que na atualidade leva a equipamentos domésticos que faz com que muitos falem mesmo que há menos de cinqüenta anos a maioria do Povo vivia na idade da Pedra.

Falar de Ervilha agora é um produto que se encontra na forma congelada todo o ano a preço acessível ao contrário de antigamente que só era consumido na época própria, assim como a maioria das frutas e legumes que temos disponíveis hoje, sendo a laranja denominado um Fruto que aparecia fora de época em que a colheita era no Inverno e o consumo era apetitoso no tempo de calor.
Saudações Costeletas
António Encarnação










3 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Griseus!
Ainda hoje como em casa, com um pouco de chouriço preto, muitos coentros e ovos bem escalfados.
Uma delícia
Rogério

romualdo.cavaco@sapo.pt disse...

"Griséus" e "Tamboril"
Hoje quase ninguém sabe o que são griséus e já todos sabem o que é tamboril.
Nos anos 50 e 60 um prato típico do barlavento quando apareciam os primeiros griséus e as primeiras batatinhas era cozinhado com tamboril.
Leiam o Jornal de Monchique na net, sff.
Mais concretamente o "Parente de Refoias" É o algarvio do tempo das caravelas!!!...
Um abraço.
romualdo.

Victor Venâncio Jesus disse...

Amigo Encarnação, eu tambem comi muitas dessa ervilhas a que o meu amigo chama de "cicho" ou "xixo". Contudo esse, é um nome deturpado pelo povo tal como muitos outros que existem no nosso vocabulário. Se fôr á Internet e procurar por Chicharos, estou convencido que encontra o que procura. Um abraço