segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


FAVELA NO MANGUE

ENTRE
CIDADES DE SANTOS E SÃO VICENTE

A Catástrofe que há poucos dias aconteceu na Zona serrana do Estado do Rio de Janeiro, comoveu o Mundo pela forma em que mais de mil pessoas perderam a vida , a maioria moradora em favelas construídas em locais de risco .

As migrações de outros Estados para cidades mais desenvolvidas cria nestas , problemas de várias ordens pela falta de Estruturas para receber enormes fluxos de novos habitantes , obrigando os de fracas condições económicas a instalarem-se em favelas na maioria localizadas em locais de risco no que também são afetadas as próprias cidades que não foram projetadas para populações tão numerosas .
Temos o exemplo de Brasilia inaugurada em 1960 e projetada para uma população de 600.000 habitantes até ao ano de 2.000 ! que na realidade nessa época ultrapassava os dois milhões .

No litoral de São Paulo a cidade de Santos é considerada no Nivel de Desenvolvimento Humano a terceira do Estado com uma renda média por capita superior a 26,000 Euros ,.
Com uma População superior a 400 mil habitantes , nela se encontra o maior Porto maritimo da América do Sul .
Na divisa com o Município de São Vicente onde a actividade principal é o Turismo ( Praias ) existe uma Favela no sistema de Palafitas sobre o mangue( casas sobre estacas ) com uma população de cerca de 30.000 habitantes .
Essa população atira diáriamente todo o lixo e restante calculado em cerca de 50 toneladas para a rua ( diga-se água das marés ) originando um cheiro forte e outros problemas para a saúde dos moradores .

Num ambiente de costa marítima é natural que gaivotas e outras aves voassem sobre a região , no entanto as aves que predominam são os Urubus ( aves de rapina ) enquanto entre o Lixo existe verdadeiras colónias de ratos em vez de carangueijos e outros habitantes dos mangues .
Andar sobre tábuas que servem de ruas que no ambiente maritimo se estragam em pouco tempo , leva a acidentes fatais de forma constante nomeadamente entre crianças , em que não tem muito tempo uma de cerca de dois anos deixou cair a mamadeira e se desiquilibrou morrendo afogada .
A luz elétrica e água chega por ligações clandestinas , as familias são numerosas e a miséria enorme ! No entanto o que leva as pessoas a viverem nesse ambiente ? a maioria é por não ter condições de pagar aluguer . Podem crer que é uma das maiores degradações na sobrevivência que mesmo num Pais que ambiciona ocupar o quinto lugar na Economia Mundial . No aspecto qualidade de vida entre 200 países avaliados. O Brasil entre 2009 a 2010 passou da posição de 43 para 38 , enquanto o Estado de S. Paulo ocupa o melhor lugar no PAÍS.
Muito existe ainda para fazer no entanto esparamos que Portugal que ocupa a 21 Posição não Baixe demais a dignidade do nosso povo .

Palafita

Chamam-se genericamente de palafitas sistemas construtivos usados em edificações localizadas em regiões alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. As Palafitas são comuns em todos os continentes sendo que em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico é maior. As Palafitas são contruções sobre-pilotis de madeira muito utilizada nas margens dos rios, na Amazônia, áreas do Pantanal Brasil, em países da África e Ásia. Também,encontradas no bairro de alagados (Bahia) e em São Vicente-SP. nas mediações da ponte do mar pequeno.

O Manguezal

Também chamado de Mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam outros componentes vegetais e animais. Ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, a cobertura vegetal do manguezal instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
Devem-se distinguir os termos "manguezal" (ecossistema) de "mangue", termo comum dado as espécies vegetais características desses habitats

Saudações Costeletas
António Encarnação

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Mais um pouco de conhecimento/cultura, que agradecemos ao amigo Costeleta Encarnação.
Rogério

Anónimo disse...

Olá Encarnação
Certamente tal como o meu amigo, tenho assistido à extraordinária reportagem da jornalista Ana Paula Padrão,da Rede Record, sobre a realidade desse bairro que cita, em São Vicente.
Vamos é se depois de oferecerem outras condições de vida a essas populações, elas irão aceitar.
Um dia lhe explico por a grande parte não vai aceitar e também lhe contarei o que assisti em Bom Jesus da Lapa, à beira do Rio São Francisco (Velho Chicão) em pleno sertão da Bahia.
Um grande abraço e continue.
António Palmeiro