sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011



MAURÍCIO SEVERO
E OUTROS COMENTÁRIOS.

Por João Brito Sousa


MAURÍCIO SEVERO é o tipo de costeleta que eu admiro. Tem qualidades. Já me têm dito cobras e lagartos dele, mas continuo a admirá-lo. Se trago o nome do Maurício para aqui, é porque, além de costeleta e de não me fazer a vida fácil, porque quando tem a dizer diz e forte, é pelo facto de me ter telefonado hà dias a saber de mim, a dizer-me que tenho andado muito calado, mostrando-se muito preocupado com o blogue da escola e perguntou-me: tens falado com o Rogério ? Ora perguntar por mim é uma prova de amizade significativa, que eu tento corresponder com este texto, onde lhe reconheço mérito pessoal. Já agora dizer mais, que o  amigo Maurício, faz questão que lhe envie os livros que vou publicando, arranjou-me um cliente e paga-me. Não é pelo dinheiro em si: é pela atitude.
Considero o Maurício um educador, um homem de princípios, um homem que deve ser ouvido, apesar de nem sempre ter tido esta opinião a seu respeito. Não tinha mas agora tenho, até porque já estive em sua casa, almocei lá, foi uma tarde bem passada e o Maurício ofereceu-me peras da quinta que tem lá para Mafra.
Já agora citar outros costeletas que gostam do que escrevo e me perguntam pelas obras: Alfredo Pedro, Ludgero Farinha, Zeca Bastos, Zé Elias Moreno e outros.
Escrevo esta crónica, em favor da unidade costeleta, que sempre defendi e verifiquei que voltaram uns e outros se afastaram. Mas continuo a pensar que o nosso palco é aqui. Estive voluntariamente retirado, pensando que seria eu a “maçã podre” como disse o outro, mas, a verdade é que tenho recebido incentivos para voltar. E cá estou.
Não perdi o contacto com o blogue; de vez em quando vou lá ver. E fico satisfeito com o que vejo. Como o texto do Ferreira Borges, que está muito bem construído e merece ser lido com atenção, porque é um texto pedagógico, que ensina e nós precisamos de aprender. E gostei igualmente de outros textos. Mas não vou falar disso agora.
A Escola foi destruída em favor do progresso ou, quiçá, do cimento armado. Houve quem não gostasse e tivesse emitido opinião. Eu não esqueço a escola, dentro de mim mora a saudade e recordo-lhe todos os cantos e peripécias. Aquela cena do João Cuco, que, quando o Professor ia iniciar um treino de andebol e o João mandou a bola para a Alameda.
Vou dando notícias e deixo um abraço costeleta.


8 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

O meu comentário?
Apenas direi que "O Bom Filho à Casa torna"
Rogério Coelho

Anónimo disse...

Quando vou à minha Terra
e passo pelo Patacão,
sinto a escola de Mar e Guerra,
e a presença do João.

Lá estão as minhas raízes,
Sempre a pedir p´ra voltar
Os amigos dos dias felizes,
para ver e abraçar.

Cada um com sua canseira,
Por vezes não aparece.
Mas uma amizade verdadeira,
É p´ra sempre,não se esquece.

Gde Abraço

JEM

MAURICIO.S.DOMINGUES disse...

CARO JOÃO,

O ROGÉRIO TEM RAZÃO QUANDO
DIZ "QUE O BOM FILHO À CASA TORNA".

CONGRATULO-ME ,JOÃO, COM O TEU
REGRESSO E DISPONIBILIDADE PARA NOS
DARES O PRAZER DE LER AS TUAS CRÓ-
NICAS E ESCRITOS, A TUA POESIA E
VARIADOS COMENTÁRIOS SEMPRE AGRADÁ-
VEIS DE LER, ELEMENTOS DE LIGAÇÃO
QUE CIMENTAM A AMIZADE COSTELETA.

ESTÁS PERDOADO,JOÃO, MAIS UMA
VEZ, PELOS EXAGERADOS PREDICADOS
COM QUE BOMBARDEIAS NO TEU ARTIGO.
ULTRAPASSAS A FASQUIA.!

SOU SEMPRE AMIGO DO MEU AMIGO,MESMO
PARA AQUELES QUE ME DÃO ALGUMAS
FERROADAS E PROCURAM MOLESTAR-ME.
ESTOU ACIMA DISSO TUDO.!
DE FACTO INTERROGAVA-ME POR VEZES DE COMO ESTARIA O AMIGO JOÃO BRITO
E SOUSA, DO RESTABELECIMENTO E
ESTADO FÍSICO DO VÉLHO LUTADOR, QUE
JÁ NÃO OUVIA HÁ BASTANTE TEMPO NAS
PÁGINAS DO NOSSO BLOGUE.
- NADA DE ESTRANHO ENTRE AQUELES QUE SE DIZEM E PRATICAM A AMIZADE!
VAMOS À LUTA, JOÃO, PORQUE MUITOS
AMIGOS COSTELETAS ANSEIAM POR TE LER.
UM ABRAÇO AMIGO DO
MAURICIO S. DOMINGUES

Ferreira Borges disse...

O seu a seu dono!
O texto a que JBS faz referência não é de minha autoria. Limitei-me a enviar para publicação, exactamente pelos pressupostos a que o João faz referência.
O artigo é da autoria de um cientista bastante conhecido e baseado em estudos devidamente fundamentados, foi publicado em várias revistas a nivel mundial e enviei para publicação no nosso blogue, por entender que o assunto focado merece uma profunda e séria reflexão.
O nome do autor do citado artigo está em evidência logo no início do texto.
Um abraço
Ferreira Borges

Anónimo disse...

Óh João, "maçã podre" quem diz o que sente?
Para mim considero isso frontalidade e carácter. Eu por mim gosto muito do azul mas, isso não quer dizer que outras cores tenham menos brilho para qualquer de meus amigos.
Os recuos não querem dizer debandada ou fuga. São isso mesmo,recuos muitas vezes de reflexão.

Abraço para ambos e...venham mais cinco!

Diogo

Anónimo disse...

ORA VIVA.

Senti verdade nessas palavras que li nos comentários.

O clima aqui, penso eu, deverá ter esse carisma, amizade sim mas com verdade.

Nada impede a um amigo dizer não, terá esse direito e é salutar que o faça.

Percebi o que o Ferreira Borges disse.

Que venham o Mingau e o Moutinho. E os outros todos também.

Ab.
JBS

Unknown disse...

João
Pouco faço para merecer o título de colaborador, que os responsáveis por este espaço tiveram a gentil iniciativa de me rotular.
È justo que diga, que foi pela tua mão que eu iniciei o meu diário contacto com este fórum.
Por isso constantemente me interrogo sobre a tua “fuga”
Digo-te que partilho o meu regozijo com todos aqueles que felicitam o teu regresso.
E se eventualmente a ausência da tua foto na galeria dos colaboradores, é uma questão de falta de espaço, digo ainda, com toda a sinceridade que é muito mais justo tu lá figurares que eu.
Um abraço
Jaime Reis

MAURICIO S.DOMINGUES disse...

OLÁ, CARO FERREIRA BORGES,

TENHO ESTRANHADO O SEU SILÊNCIO TAMBÉM.

LI O ARTIGO A QUE SE REFERE E
ACHEI-O EXTRAORDINÁRIO . FIQUEI À
ESPERA DE MAIS.
JULGO QUE NÃO TENHA HAVIDO QUAL-
QUER PROBLEMA DE SAÚDE DURANTE ESTE
ESPAÇO DE TEMPO.
MANDE MAIS COISAS DESTAS .
UM ABRAÇO DO MAURÍCIO