segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS IMPRENSA REGIONAL

Castelo de Paderne ao dispor da população





Desde o dia 21 de Fevereiro, o Município de Albufeira e a Direcção Regional de Cultura do Algarve passaram a trabalhar em conjunto, numa parceria que tem por objectivo a realização de acções de promoção e a fruição pública do Castelo de Paderne.
O protocolo de colaboração assinado pelo presidente da autarquia albufeirense o Costeleta Desidério Silva, e pela directora regional da Cultura Dália Paulo, prevê a cedência de utilização deste monumento classificado ao município de Albufeira, que passa a ser responsável pela sua gestão. "Pretendemos que este imóvel considerado Património Nacional e inserido na Rede Natura 2000, esteja ao dispor da população e possa servir de palco a eventos culturais de relevo", referiu Desidério Silva. O autarca acredita que o património histórico é um factor cada vez mais importante na escolha do destino turístico, pelo que "se torna essencial apostar na oferta de espaços que divulguem o património do concelho, como temos vindo a fazer com a recuperação das várias Igrejas, a manutenção do Museu Municipal de Arqueologia, a dinamização das Galerias de Arte, a criação do futuro Museu do Barrocal, e, agora, com a disponibilização ao público do Castelo de Paderne".
Na sua intervenção, Dália Paulo destacou a importância regional do monumento, um dos 118 Imóveis Classificados no Algarve, e enumerou algumas das intervenções de conservação e restauro que a Administração Central tem vindo a realizar no Castelo de Paderne. "Hoje é o primeiro dia da nova história deste monumento, que marca a devolução do património às pessoas", afirmou. Para a directora regional, "é imperativo que se proceda à qualificação da oferta turístico -patrimonial da região, conseguida através deste tipo de parcerias".
Durante a cerimónia de celebração do protocolo, o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, referiu que as "características peculiares do Castelo de Paderne, como a sua construção em taipa, merecem ser relevadas e valorizadas".
Para o presidente da Assembleia Municipal, "este monumento de grande individualidade merece ser divulgado ao público". Carlos Silva e Sousa defende que "para além da vertente cultural e educativa, o Castelo de Paderne também deve desenvolver uma vertente de atracção turística".
De acordo com o protocolo de colaboração, serão implementadas estruturas de apoio no exterior da área do Castelo para acolhimento dos visitantes e para divulgação do monumento.
A população passa, assim, a poder usufruir deste espaço para fins educativos ou de lazer, beneficiando da melhoria de condições de que vai ser alvo este Imóvel de significativa expressão para o concelho e para toda a região algarvia.

"IN JORNAL CARTEIA"



Em S. Brás de Alportel, sua terra
Jornalista Marcelino Viegas
vai ter justa homenagem


Amigos do jornalista Marcelino Viegas, vão homenageá-lo no próximo dia 12 de Março, no Salão de Festas Guerreiro, em S. Brás de Alportel (Sítio do Bengado), a partir da 20.00h, num jantar que se constitui como um grande momento de reconhecimento e afectos, para uma das maiores referências do jornalismo algarvio.
O Jornalista e Costeleta João Leal, faz parte da Comissão de Honra.

IN JORNAL A AVEZINHA

Colocado por Rogério Coelho

1 comentário:

Anónimo disse...

A HOMENAGEM AO ZÉ MARCELINO


O José Marcelino Afonso Viegas, foi meu colega de turma, logo no primeiro ano do Ciclo Preparatório na Escola Comercial e Industrial de Faro. E depois também na Escola do Magistério Primário, igualmente em Faro. Portanto, tenho relações de boa amizade com o Marcelino Viegas há mais de cinquenta anos. Logo esse passado dá força a esta crónica.
O Zé, sempre gostou de escrever e sempre escreveu bem. Tinha inclinação para a escrita e lia bastante, mais do que os outros, porque ele queria escrever para os jornais. Foi ele, que me disse certa vez que queria ser jornalista desportivo; e conseguiu ser. Escreveu que eu saiba no jornal “A Bola” E depois, encontrei-o por aqui, no “Avezinha” e também no jornal da sua terra,”O Notícias de S. Braz”. Estranho que nunca se tenha abalançado num romance. Parece-me que tinha fôlego. Lembro-me bem que gostava bastante de ler o Eça e o Zé Rodrigues Miguéis, entre outros, claro.
Nos tempos do Magistério, tínhamos um jornal interno, de duas ou quatro folhas, não me lembro bem, onde escrevíamos umas coisinhas e o Zé levava aquilo muito a sério, dedicação essa que o guindou, mais tarde, a outros planos, sendo considerado hoje por pessoas da área, que o têm acompanhado, como um excelente jornalista, quer na informação de cariz social, desportiva ou simples crónica.
Homenagem porquê se o Zé tem tanto para dar? Teria, se não fosse acometido de uma doença, traiçoeira, como são todas as doenças. Todos estamos sujeitos a isso; é o risco que corremos pelo facto de estarmos vivos. Da minha parte terá todo o meu apoio e coloco-me à sua disposição, para o que der e vier, desde que esteja dentro das minhas possibilidades de dizer sim. E o Zé sabe disso.
As pessoas, numa certa fase da vida são muito próximas, andam sempre que podem juntas, conversam animadamente e depois distanciam-se por um motivo qualquer e, mais tarde, voltam a encontrar-se. E tentam conversar, rindo das conversas que tiveram noutros tempos, das noites bem passadas e por aí fora.
Foi mais ou menos isso que aconteceu comigo e com o Zé. E nesse intervalo de tempo, em que tivemos distantes, não ausentes, a sua competência profissional foi reconhecida pelas mais altas instituições da Região e do Distrito. A sua dedicação foi inquestionável o que enriquece enormemente o seu invejável “curricula”, constituindo-se, indiscutivelmente, como um dos nomes mais seguros da imprensa escrita algarvia. Daí a razão de ser desta homenagem, justa, quanto a mim, cuja realização está em marcha e tem apoios vários, entre os quais se contam os consagrados homens do jornalismo, João Leal, Neto Gomes e Varela Pires e talvez outros.
E tem também o meu apoio, pelo menos como colega e amigo. E quero deixar-lhe aqui expresso, um voto de sinceras melhoras e ainda que tenha um Bom Natal, junto dos seus.
E um Ano Novo de muita prosperidade.
E aquele abraço do

jBS