quarta-feira, 23 de março de 2011


AS PESSOAS

Andam por aí. E fazem coisas que não entendo. Qual é o objectivo de viver ? Será que as pessoas em geral já pensou nisso? Valerá a pena ser incorrecto, indesejável, ambicioso, desonesto, incoerente, incumpridor, desumano e por aí fora… Acho que deveríamos pensar nisto, a sério. Porque entendo que estas situações que as pessoas criam não são compatíveis com o dia a dia.
Onde as pessoas se cruzam e se ignoram.
Apesar de não ser um modelo de comportamento, deu-me para aqui. De fazer um apelo ao bom senso. Mas quem sou eu ? Terá cabimento esta crónica ?
Não sei.
Quando ia para a Escola de bicicleta pedaleira, anos cinquenta, cruzava-me com um velhote ali para os lados das Pontes de Marchil, para aí de quarenta e tal anos, que cumprimentava toda a gente que ia em sentido contrário e sorria.
Era uma atitude simpática. Que trazia qualquer coisa de esperança naquele sorriso amigo, afável, seguro, sereno
Já deu para ver que, se formos humildes e praticantes da verdade temos mais possibilidades de trazermos um sorriso na face.
Como o do velhote.
Já agora,
Que é feito do Alfredo, sim, o Mingau ? E do Montinho ? Às vezes é importante dizer não e estes colegas diziam. Com charme e com autenticidade. Se falo deles é porque tenho saudades de comentar as suas crónicas.
Punha-me a ler os textos e os meus comentários teriam que ser sentidos e verdadeiros. Aquele era um trabalho que eu gostava de fazer porque me educava o carácter. Hum, estarei a ir bem. Optava pelo sentir. E lá ia.
Aquelas histórias que o Montinho contava. É a última, dizia ele. E depois lá vinha mais uma. Porque é que já não vêem.
E o Norberto ? E o Moreno ? E o Diogo from USA.
Mas temos o Jorge Tavares. Que assina costeleta 1950 / 56.
É o único que o faz. Porque será ? Acho um gesto coerente. Não será para dizer que não chumbou nenhum ano. Ou é, Jorge ?
Eu repeti dois. Mas vou pôr.
Deixo-vos um abraço.

João Brito Sousa
Costeleta 1952 / 61

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Brito de Sousa.
Cumprimentos costeletas.
O Alfredo Mingau está "porreiro" e recomenda-se.
O Mingau não aparece, o Palmeiro não aparece, o Jorge Tavares desapareceu por 3 meses e uma semana e, (Costeleta 1950/1956?; passou todos os anos) quando regressou disse o melhor, em comentário, dos textos da Lina Vedes, A seguir tu dizes que o texto da Lina Vedes abafou o texto do Tavares e este aproveitou para chamar falta de "cortezia".
Gostei do comentário do Gabadinho.

Mas... pode ser que eu escreva qualquer coisinha. Agora estou de férias.
Um abraço
Alfredo Mingau

Anónimo disse...

Caro Alfredo

Viva

Folgo em ouvir-te e saber que estás bem e em forma.

Venho aqui deixar-te um abraço e dizer-te que me pareceu sim, que o texto da Lina abafou o texto do Jorge Tavares.

Mas isso foi uma opinião

Já passou.

Estou mais interessado em ver aqui outro "namoro das gaivotas", para me deliciar com a leitura.

E ocmentar, se possível.

Deixo-te o desafio.
Ab.
JBS