domingo, 27 de março de 2011


CRÓNICA DE DOMINGO

Por João Brito Sousa

OU CRÓNICA À MODA DO PORTO

Não deve haver cidade no mundo onde a relação residente / cidade, seja tão acentuada como aqui neste velho burgo. O portuense ama a sua cidade e é livre na sua forma de pensar. Há os que são portuenses e portistas e os que não são. Mas os que são são mesmo. Impressionantemente.
Aconteceu comigo, quando uma vez necessitei de uma consulta hospitalar. O senhor Doutor disse-me: já vi que você é dos outros. Segunda divisão com eles. Mas, depois da consulta terminada escreveu o nome e o nº de contacto telefónico e disse-me: para si, liga a qualquer hora, dia ou noite.
Fiquei estupefacto.
Outra; certo Natal, comprei, para oferecer, um livro sobre o Porto do professor, escritor e jornalista Hélder Pacheco. O prefácio era do Dr. Miguel Veiga, que me deixou encantado ao lê-lo. Liguei-lhe a dizer-lhe isso mesmo, Dr. o prefácio que o senhor escreveu encheu-me a alma. E foi mesmo.
Uns dias depois recebia em casa um livro de sua autoria, com dedicatória, “ao meu amigo JBS …” com o título, “A Minha Única Curiosidade é o Infinito”. Fiquei impressionado. Dei uma olhada por dentro e este advogado de barra de há mais de quarenta anos, fundador do PSD, figura grada da élite portuense que reside na Foz, maravilhou-me pela forma como fala da sua cidade.
E às tantas leio esta frase: “trago sempre um poema no bolso”.
Outra: certa vez estava a almoçar no Arnaldo, eram 13 horas e o telejornal abriu com esta notícia: Não há dinheiro para o Metro do Porto. E um dos presentes, aí duns oitenta anos, levantou-se, furioso e disse: “se fosse para Lisboa, já havia.”
É o grande problema destes tipos, que, com Lisboa nada. Fui à Biblioteca e constactei que isso já vem de longe, desde o tempo da construção do Palácio de Cristal. Lá terão as suas razões.
Esta crónica, segue para publicação, com um abraço para todos os costeletas, mas, entre eles, vai um abraço um pouco mais apertado para o Montinho, pessoa que comecei a admirar. Aquela maneira de escrever …
Faço questão.
O meu próximo livro é sobre a cidade do Porto. Já está na editora. Depois dou notícias. Deve sair em breve.
Gosto disto.
E de vocês também.
Deixo-vos com um abraço do

Jbritosousa@sapo.pt

4 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Uma boa crónica Ermão.
Mas... à "moda do Porto" só conheço as "tripas", não falas nelas. Será que é prato que não gostas? Eu nem as posso ver.
Um bom Domingo.
Rogério

Anónimo disse...

MANO,

Viva.

Gosto bastante de tripas e têm a sua história.

Um dia falarei disso.

Um abraço
do
JBS

Anónimo disse...

SUGESTÃO

Seria interessante que os colaboradores com direito a foto e que se encontram no lado esquerdo do blogue, escrevessem também os seus comentários.

Seria uma maneira de enriquecer este espaço.

Porque o João Leal, Norberto, MJF, Casimiro de Brito, Maria Romana, MIC e Zé Paixão são bons na escrita.

Apesar de não ser esta a minha missão, mas gostava de ouvir uma opinião sobre o assuto ou ver aqui comentários por si assinados.

Cá os espero.

Ab.
JBS

Anónimo disse...

Amigo JBS(pecial):

Do Porto...eu gosto do Vinho,
e das Festas do S. João.
Mas tu, por esse caminho,
não tarda...és um Dragão!.

Gde abraço
J E Moreno