segunda-feira, 28 de março de 2011


ILUSÕES

Acordo de repente com aquele barulho explosivo, ensurdecedor e violento.
Olho para o relógio, são 8 da manhã.
Levanto-me meio sonolento e vou à porta. Era um coro de centenas de vozes de estudantes universitários. O chão parecia que tremia e os meus tímpanos estalavam com o ruído.
Com o nascer do Sol o céu enchia-se de tom de fogo, as nuvens ganhavam vida numa orgia de cor, mas tudo se esbateu com os últimos “actores ruidosos” a passarem na avenida. O som parou repentinamente; os ecos diminuíram de intensidade vendo-se ainda alguns deles a conduzirem cartazes em que num deles consegui ler: “acabem com as propinas”.
Um papel arrastado pelo vento parou a meus pés. Apanhei-o.
O tempo agora era calmo como a brisa.
“Há um tempo e um lugar próprio para cada coisa” pensei, e o meu cérebro respondeu: “sim, um tempo e um lugar”.
Que estava eu a fazer?
A dormir profundamente!
Encolhi os ombros, voltei ao quarto, e com um suspiro enfiei-me de novo dentro dos lençóis. Peguei no papel e li:

“Reivindica
As tuas limitações
Pois elas
Pertencem-te”

Pensei que a ilusão continuava e, fechei os olhos…

Montinho

(Nota:- Não acreditem que eu tenha escrito isto. É pura ilusão…

3 comentários:

Anónimo disse...

UM BELO TEXTO

Caro Montinho,

Deliciei-me a ler este teu trabalho. Ainda não entendi bem como lhe pegas.

Primeiro vem a ideia ou a vontade de escrever? Há tipos que esperam pelas palavras e escrevem verdadeiras obras primas.

Como Lobo Antunes, que diz ser a mão que avança.

Seja como for, um bom trabalho. Que vai diretinho à selecção que o Rogério está a fazer.

Eu acho.

Ab.
JBS

Anónimo disse...

Não entendes como lhe pego?
É facílimo...
Há dias vimos na televisão.
Aqui em Faro vi passar na Avenida os universitários a dizerem que têm de desistir de estudar porque não têm posses...
O resto é ficção dentro duma grande ilusão que atormenta a juventude à "rasca".
Cheira um pouco a política mas eu ponho sempre "se puder ser publicado"
Isto é ILUSÃO porque deixei de escrever.
Estou pensando na ILUSÃO II
Será que envio?
Montinho
Um abraço

Anónimo disse...

CARO MONTINHO,

Viva

Ilusão II já. É imperativo que venha.

Vou dar uma volta aos teus trabalhos e fazer um comentário crítico alargado.

Vai-me dar trabalho mas vou fazer.

O título é: A ESCRITA DO MONTINHO.

Ab.

JBS