sexta-feira, 15 de abril de 2011




CINQUENTENÁRIO DO PRIMEIRO VOO ESPACIAL TRIPULADO

Completou 50 anos que Yuri Cagarin iniciou principalmente nas nossas mentes , todo um imaginário que se ia construindo com a conquista Espacial .
Nessa altura os voos espaciais ainda tinham uma áurea de aventura . A notícia de que um homem viajou no Espaço motivava perguntas sem resposta como :
Que aconteceu á cadela Laika que foi colocada em órbita a 03 de Novembro de 1957 ?
E porque os Estados Unidos como a Nação mais desenvolvida do Planeta não se antecipou aos Soviéticos ?

Anos mais tarde foi noticiado que talvez a morte da cadela tivesse sido por deficiências no controle térmico da Nave ! Também se falava de astronautas que voluntariamente se ofereceram para o vôo e que não conseguiram resistir ( verdade ou mentira ninguém o saberá ) mas duvidas permanecem .

Existia uma áurea de secretismo nas corridas espaciais entre as maiores potências do Planeta .
Porém por muitos anos que acrescentemos á História , o nome de Cagarin e a sua épica viagem de 12 de Abril de 1961 , representa um dos poucos grandes feitos que pode ser aclamado por toda uma Humanidade unida num só Povo .

Podemos debater a viagem da Vostok 1 como um fruto de uma guerra política entre dois Blocos antagônicos , e acima de tudo mais uma vitória de um sistema .
Mas os 106 minutos de Cagarim são daqueles pontos e momentos da história que nos devem Unir como espécie a caminho de um Futuro Melhor !

As viagens espaciais sempre Fascinou o imaginário da Humanidade , os Livros escritos por Júlio Verne e outros sobre viagens á Lua eram lidas como ficção , no entanto hoje sabeeemos que a realidade ultrapassou a ficção .

O Espaço é importante por motivos comerciais, militares e científicos. A busca da origem da vida, que sempre foi uma das finalidades mais “humanistas”, apesar de nem sempre ser a mais verdadeira, é muitas vezes justificação que as pesquisas e os planos espaciais procuram atingir. Acções simples, como um telefonema via telemóvel não seria possível sem um satélite. A nível militar, é possível “vigiar” o inimigo sem a presença física de um soldado entrincheirado nas moitas e camuflado. A nível científico os satélites permitem estudar o clima da Terra, prever tempestades, etc.
Muitos mais exemplos poderiam ser dados, mas creio que estes são suficientes para se perceber a importância da presença no Espaço.

Naturalmente que os Jovens de hoje não imaginam como era viver numa época a 50 anos em que a maioria da população não tinha acesso a energia elétrica , água canalizada , Televisão , do Telefone e até do vulgar Telemóvel .
O que são as crises atuais comparadas com essa data em que a esperança do tempo de vida rondava pouco mais de 60 % da situação atual .
Foi essa viagem um dos pontos que contribuiu para que em 20 de julho de 1969: fosse pronunciada a frase :
"Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade".

Saudações Costeletas
António Encarnação

Sem comentários: