sábado, 23 de abril de 2011


Para a frente!

O mundo ralha,
Tenha ou não tenha razão,
Lá diz o rifão;
A maior parte é palha!
Mas adiante,
Vamos avante!
Por quê ninguém se entende?
Custa assim tanto?
Por quê todos originais,
Querem ser?
Por quê todos sumidades,
Se pensam?
Mesmo que ninguém convençam?
Os outros que deles discordam,
Não sabem raciocinar,
Não sabem pensar,
A pura verdade vislumbrar;
A pólvora descobrem cada dia.
(embora há muito descoberta).
A estes é preciso estar alerta,
Pois suas críticas são vazias.
Que têm no seu activo?
Além do mal dizer?
O mundo com eles avança?
Não, assim é só cagança!
Não, o mundo assim pára ou recua!
Que lhes havemos de fazer?
Tenhamos pois tolerância!
Tenhamos pois compreensão!
Dado falar a pura ignorância!
Esclarecê-los é mister!
E fazer-lhes compreender,
Quão ignorantes todos somos;
Mas, se isto é verdade,
Porquê não usar de simplicidade?
Porquê não exaltar os que valem?
E estimular os que querem fazer?
Julgo – assim deverá ser!


anuel Inocêncio da Costa

3 comentários:

Anónimo disse...

CARO M.I.C

Viva,

Poesia vibrante, a dizer tudo, esclarecedora, valente, necessária e corajosa.

É disto que nós precisamos. De não ter medo. Limpar a casa e arregaçar as mangas.

Parece-me que é assim, não é M. I. C.?

Boa Pascoa

JBS

Anónimo disse...

Caro Brito de Sousa

Um bom domingo e uma boa segunda feira de Páscoa, são os meus votos.A hora é de mudança. Muito trabalho e solidariedade, sem rancores.Primeiro,segundo e terceiro, está o País.Não interessa chorar sobre o leite derramado.Todos sabemos bem o que
há a fazer.Apetecia-me dizer:que cada um cumpra o seu dever.
Um abraço amigo,do
Inocêncio

Anónimo disse...

Meu caro M.i.C.

Viva.

Concordo com o que dizes. E mais, eu já comprei o bilhhete para embarcar nesse comboio.

Estou disponível e com disposição para colaborar.

Ab

JBS