sexta-feira, 22 de abril de 2011


Se o coelho não bota ovos, por que ele é o símbolo da Páscoa?

Segundo a lenda, uma mulher teria pintado e escondido alguns ovos para que os filhos procurassem num domingo de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um coelho passou correndo por elas.
Os meninos imaginaram que o animal trouxera o presente. No antigo Egito, o coelho era o símbolo da fertilidade. Mas por que presentear com ovos?
O ovo significa renascimento e ressurreição. Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação os ovos teriam ficado coloridos.

Símbolos de Páscoa
O coelho, o ovo e o chocolate em sua origem não são símbolos cristãos e, em contexto religioso, representam conceitos complexos demais para o entendimento infantil.

Coelho
Freqüentemente igualado à lebre, é um símbolo lunar porque dorme durante o dia e fica acordado à noite e por ser muito fértil.
Nos contos de fada e nas lendas de muitos povos, a própria lua é, por isso, um coelho, ou então, indicam-se simbolicamente as manchas claras e escuras que há nelas como sendo coelhos.
Devido à sua fertilidade, eventualmente também por viver escondido em tocas, o coelho está estreitamente ligado a Terra, entendida como “Mãe”, sendo por isso um símbolo de constante renovação de vida.

Ovo
Por ser o germe da vida, o ovo é um símbolo muito difundido da fecundidade. Nas concepções místicas de muitas culturas encontra-se o “OVO CÓSMICO”, que na qualidade de símbolo da totalidade dos poderes criadores aparece nos primórdios freqüentemente boiando nas águas primordiais; dele nascem o mundo e todos os elementos ou, a princípio, somente o Céu e a Terra.
Na alquimia a gema foi geralmente interpretada como símbolo do ouro, e a clara como símbolo da prata. No cristianismo o ovo é considerado símbolo da “Ressurreição da Vida Nova”.

HISTÓRIA DO CHOCOLATE
O chocolate, produto natural das Américas, era conhecido e consumido como bebida por Astecas e Maias. O primeiro contato dos europeus com o chocolate foi através dos espanhóis, logo após o descobrimento. Cortez informou ao Rei Carlos I da Espanha sobre a existência da bebida amarga, que "aumenta a resistência e combate a fadiga". O primeiro embarque de chocolate para a Europa aconteceu em 1585. Inicialmente um luxo ao qual somente nobres europeus tinham acesso, o chocolate teve sua fama aumentada ao ser misturado ao açúcar. O cacau em pó surgiu em 1.828 e o chocolate em barra, como conhecemos hoje, data do final do século XIX, quando a ele foi acrescentado leite. Hoje o cacau é plantado em toda zona equatorial terrestre. Do Brasil a Indonésia, da África ao Havaí. O pé de cacau produz de 20 a 30 frutos e cada fruto cerca de 20 a 50 grãos. Os grãos depois de secos e torrados são moídos para a produção de chocolate
UMA FELIZ PÁSCOA PARA TODOS
Saudações Costeletas
António Encarnação

Sem comentários: