terça-feira, 21 de junho de 2011


O CLUBE DA MINHA ALDEIA

Depois de um campeonato, cuja primeira volta decorreu bem, a segunda gorou todas as expectativas. Embora com algumas promessas de melhores resultados, os sócios do clube resolveram em Assembleia Geral destituir a equipa. Treinador principal, adjuntos, massagistas e jogadores (principais e suplentes) foram todos despedidos.

Com uma Assembleia concorrida, a maioria presente foi suficiente para tomar aquele medida. Foi estabelecida data para novas eleições, e consequente apresentação de novas equipas.

Formaram-se grupos de sócios para organizar e concorrer ao novo acto eleitoral, com apresentação das suas propostas e novas equipas. Estas posteriormente seriam apresentadas a nova Assembleia a fim dos sócios decidirem e votarem a sua preferida, sobretudo aquela que lhes desse mais garantias de sucesso.

Muitos grupos se formaram, mas somente três tinham expressão e condições para garantir novas contratações que se enquadrassem no programa previamente fornecido pelo Organismo Europeu que tutela esta actividade desportiva.

A campanha decorreu razoavelmente bem, embora os grupos só apresentassem o treinador, mantendo em segredo o restante elenco. Os futuros treinadores do clube explicaram a táctica que iriam utilizar , embora a mesma não tivesse grande surpresa, dada a obrigatoriedade anteriormente referida de cumprimento das regras que o clube tinha subscrito com o Organismo Europeu.

Finalmente no dia aprazado para a realização da Assembleia, os sócios compareceram em razoável número, embora a abstenção verificada seja uma preocupação que o clube terá de tentar solucionar no futuro.

A eleição gerou resultados que não proporcionaram a um grupo sozinho apresentar a sua equipa. Havia que formar uma coligação que obtivesse a maioria necessária. Logo um segundo grupo, muito menos votado, se prontificou a acordar com o primeiro a formação da almejada maioria.

Manteve-se o treinador do grupo mais votado e conforme se soube posteriormente ( extra-Assembleia), a futura equipa foi formada por jogadores de ambos os grupos.

Segundo os periódicos da especialidade – também alguns treinadores de bancada – as qualidades e os defeitos da equipa foi escalpelizada, particularmente o treinador.

Este nunca havia treinado qualquer equipa, mas era novo, bem parecido e podia aprender rapidamente. Alguns jogadores já veteranos e experientes, garantiam confiança, no entanto dois ou três jogadores eram completamente inexperientes, apesar de excelentes teóricos. Destes, destacava-se o avançado centro, adquirido no estrangeiro, aonde durante muito anos leccionou numa academia de renome.

Os sócios admitiram que havia necessidade de conceder o beneficio da dúvida, apoiando e desejando que tudo corra pelo melhor em benefício da colectividade. A equipa tem excelentes teóricos do jogo, uma boa claque e um presidente incondicionalmente apoiante.

Será que se vão manter na primeira divisão e ir às Ligas Europeias? O futuro o dirá!

A acontecer, era uma festa na MINHA ALDEIA.

Nota do autor: Este texto é pura ficção...qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Jorge Tavares
costeleta 1950/56

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens Jorge.
Bom trabalho. Por mim nota 18! Quem disse que nao possuias sentido de humor enganou-se
Abraco
Diogo

Anónimo disse...

Parabens Jorge.
Bom trabalho. Por mim nota 18! Quem disse que nao possuias sentido de humor enganou-se
Abraco
Diogo

Anónimo disse...

Texto repleto de imaginação e humor.Bem conseguido,parabéns.

AGabadinho

Anónimo disse...

Caro Jorge

Viva,

Comungo das opiniões já deixadas aqui.

O texto é interesssante e muito exigente em termos de balizamento.

Digamos ser um trabalho que não tem uma palavra a mais nem uma palavra a menos. Tudo está no sítio.

É um texto que sai às sete da manhã, quando o galo canta.

A mim, faz-me lembrar uma frase do Sarmago em "LEVANTADOS DO CHÃO.

Que é assim; " e o sol com tanta vontade de aparecer e com tão pouca para se esconder; como os homens, afnal."

Paece-me que este texto tinha vontade de aparecer. E muita.

Verdade Jorge.


Está bem escrito

Ab.

JBS