quinta-feira, 7 de julho de 2011

ARCO DA VILA
(Cidade de Faro-Vila-a-Dentro)

Uma noite destas fui dar um passeio à “baixa” da cidade.
No palco desmontável, junto ao coreto, muitas pessoas sentadas na “plateia” apreciavam e ouviam as canções e os fados dos artistas cantores.
Uma brisa suave contrastava com o calor que durante o dia se tinha feito sentir. Estava-se bem no Café do Coreto junto da doca/marina.
Depois, passeando pelo Jardim Manuel Bívar, fiquei a olhar e a pensar no absurdo da diferença de iluminação entre os edifícios Governo Civil/Turismo e a escuridão do nosso Arco da Vila ao centro. Monumento por onde muitos Costeletas/Alunos passavam para entrarem na rua do Município e, logo à esquerda de quem sobe, entravam na velhinha Escola Tomás Cabreira.
Aquele monumento, uma das entradas da cidade de Faro (são 3), às escuras e o relógio completamente apagado. Vi alguns turistas estrangeiros a fotografarem o Arco da Vila.
Será que a Câmara e/ou o Pelouro da Cultura se esqueceram que o Arco da Vila, a entrada principal da Cidade de Faro-Vila-a-Dentro, é um monumento nacional sem comparação com os Governo Civil, turismo e algumas árvores com iluminação?
E o relógio?

Aqui fica o reparo.
Montinho

2 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Um reparo, espero com projecção.
Uma crítica com apreciação construtiva...
O Arco da Vila está de facto às escuras, o relogio sem luz e, não tenho a certeza, mas parece-me que não funciona.
O "Arco da Vila" deve ser considerado um Monumento "Ex Libris" da nossa cidade.
Boa Montinho, espero que não caia em "saco roto"
Rogério Coelho

Jose Elias Moreno disse...

Quando estou em Faro, faço sempre os meus passeios higiénicos e solitários, pelos recantos que considero emblemáticos da nossa linda cidade, onde quando moço pequeno fui, e ainda agora continuo a ser muito feliz.
No dia 26.Jun.2010(salvo erro)o Blogue A Defesa de Faro, publicou um texto meu intitulado "Uma Cidade Sem Coração" onde desatei a boca ao saco, e não disse tudo; mas sugeria algumas pequenas cirurgias, para a tornar mais bela e habitável.
Agora limito-me a olhar para estado deplorável e descuidado em que está, e a cerrar os olhos e sonhar com a Cidade Viva e bem arranjadinha , que poderia ser para encanto de todos.
Espero que o Montinho seja melhor sucedido, e deixo-lhe aqui o meu abraço de agradecimento,pelo seu interesse e por gostar como muitos de nós da nossa cidade.
JEM