segunda-feira, 18 de julho de 2011

COMENTANDO
OS SONHOS DA VIDA, de AM
Por João Brito Sousa

Começo por agradecer o comentário ao meu texto.

Sobre ele, direi que me parece que lhe deste tudo: Seriedade, autenticidade e coragem, tudo resultado de um pensamento profundo. Como diz o mano, o texto é para pensar. Fico satisfeito se provoquei isso.

António Aleixo, acerca dos sonhos da vida, disse

Um homem sonha acordado
E sonhando a vida percorre
E desse sonho dourado
Só acorda quando morre

Penso que AA e o AM têm alguma semelhança na forma de pensar. Admitem o sonho e querem dizer, ambos que o Homem em geral, sonha.

“Não existe uma vida sem sonhos”, diz AM que eu confirmo. E continua, dizendo, que o “silêncio monetário não lhos permitiu executar.”

Eu penso que estes sonhos são desejos de, vontades de ir, que estão dependentes da disponibilidade financeira.

Mas, sonho, em geral, é imaginação mas para Freud, é a realização de um desejo. Aqui Freud está ao lado de AM. O que é gratificante verificar.

Quando diz,”apenas me resta o espaço, o tempo sem o silêncio”, eu diria que o silêncio, em termos de normas culturais, pode ser interpretado como uma atitude positiva ou negativa. Os surdos convivem bem com o silêncio, vivenciando uma cultura completamente silenciosa.

Outras pessoas não.

Do comentário do AM ao meu texto resultou este apontamento. Que me levou a investigar, porque estas matérias não são a minha especialidade. São mais Norberto Cunha, que gostava que dissesse de sua justiça. Porque, é um costeleta que sabe desta coisa da psicologia.

Mas foi positivo.

Ab.

jbritosousa@sapo.pt

11 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Oi Ermão.
Pois claro,dá para pensar e já comentas com o teu pansamento e pedes a opinião de "alguém".
Roger

Anónimo disse...

MANO,

Viva.

O conhecimento é por especialidades.

Falar do sonho imaginação, do sonho realização de um desejo não é matéria que se aborde com regularidade.

Por isso, peço a outros que venham dar aqui o seu contributo.

Que venham, parece ser o que se pretende.

É o que eu acho.

Ab.
JBS

Anónimo disse...

Meu caro João
É pena que o nosso blog seja parecido com a troika. Só mde apercebo de 3...
Não concordo queo Freuf tenha dito que "o sonho é a realização dum desejo". Não faz sentido mas poderá ser!
Se houver "espaço, tempo e silèncio monetário". Sem uma destas hipóteses não será possível realizar o sonho. E teríamos que acrescentar uma outra ao silêncio monetário: silêncio de doença fisico/corporal.
Respeito muito os pensamentos e ensinamentos de Freud. Mas...
Um abraço
Alfredo Mingau.

Anónimo disse...

Ao AM.

Viva.

Vou rever o assunto.

Ab.

JBS

Anónimo disse...

Refutações à Teoria Freudiana da Interpretação dos Sonhos, por ERICH FROMM

Erich Fromm, ao tratar especificamente da teoria freudiana da interpretação dos sonhos, reconhece que suas descobertas neste campo, por si só, seriam suficientes para elevá-lo à condição de uma das figuras mais notáveis na ciência do homem.

Uma objeção que geralmente é feita à teoria freudiana do sonho como "realização de desejo" fundamenta-se nos pesadelos.

Para alguns críticos há pesadelos dificilmente explicáveis como "realização de um desejo", uma vez que chegam a ser tão penosos que até interrompem o sono.

A expressão "realização de desejo" aparece mais do que uma vez no texto de Fromm, que a refuta.

Ab.
JBS

Fonte : internet

Anónimo disse...

ESPAÇO TEMPO E SILÊNCIO
Vistos por outro ângulo

Os espaços e tempos modernos se constituíram nas intensas mudanças na organização social, política e econômica da sociedade, que por sua vez remetem a novas visões da realidade, o que implica a formação de novos sujeitos sociais. Diante deste contexto, a disciplina passa a atuar de modo muitas vezes imperceptível na forma como se organizam, com realidade e EM SILÊNCIO , sem a preocupação de sonhar, os três aspectos
Esta é outra forma de ver as coisas no espaço, tomando em consideração o tempo e o silêncio isto é, o tempo que leva a arumar dentro do espaço e a forma silenciosa de o fazer.
O que é espaço?
extensão indefinida, meio sem limites que pode conter as extensões de tempo e silêncio.
Poderão dizer que baralhei aqueles princípios? Foi essa a intenção, descalcem…
Um abraço
Alfredo Mingau

Jose Elias Moreno disse...

Meu caro JBS:
Sem querer ser chato,ou insolente,a ponto de introduzir-me na troika (segundo o Alfredo Mingau), que assim deixava de o ser, ainda volto ao tema apaixonante e nunca definitivo dos Sonhos da Vida.
Agora que a minha velha carcaça já só me pede descanso, mergulhos na água do mar, peixinho fresco e saladas, e o espírito umas coisitas leves, aparecem-me temas e problemas a exigir esforço mental e pensamento profundo, que eu não sei se o meu disco ainda suportará.
À míngua de Freud ou de Eurich Fromm, veio-me à cabeça uma definição de Sonho, de um outro Mestre de quimicas e poesias, e este português, que me deixou pequeno e esmagado perante tanta verdade e sabedoria, dita de forma tão simples, que todo o simples entende:
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida,
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer;
como esta pedra cinzenta,
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em sereno sobressalto
como estes pinheiros altos,
que em verde e ouro se agitam.
Como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
......................
......................
Eles não sabem nem sonham
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha,
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre aas mãos duma criança.

António Gedeão

Este é um poema de força, coragem e da esperança.
O Sonho Bom.

Depois há os poemas do desânimo, da tristeza e da desilusão
dos Sonhos a ruir como castelos de cartas.
Os Pesadelos.

Com apreço e amizade

JEM

Anónimo disse...

Meu caro Zé Elias
Não és chato nem insolente. Tú pertences à Troika deste blog.
Repara: o que é feito do tavares, do Diogo e outros? Ficaram o BSousa, o Mingau (que substituiu o Montinhho) e o Zé Elias.
A "Pedra filosofal" é, quanto a mim, um mito. O sonho não comanda a vida. Talvez o pesadelo o faça. Mas o poema/musica não deixa de ser bonito.
Eu estou por aqui.
Um abraço
Alfredo Mingau

Anónimo disse...

CARO ZÉ ELIAS.

Viva,

Como diz o AM este espaço não tem dono;é nosso,portanto, a ideia é avançar.

Quanto ao sonho poético é realmente com o António Gedeão; Freud trata o sonHo profundo, que diz ser a realização de um desejo, que o AM não concorda.

Mas há uma terceira linha, que pertence ao cantor filósofo Jorge Palma.

Que diz: projectos para quê,se sai tudo ao contrário?

Este projecto do Jorge, parece-me ter algo a ver com o que chamas de sonhos acordados.

Será dos que se relaizam ou têm possibilidades disso.

Será ?

Ab.
JOÃO

Anónimo disse...

Éh rapaziada!!!!..... Há só uma linha muito ténue entre sonho e desejo penso eu..... O Gedeāo a meu ver trata mais de utopia do que realidade.... e daí, cada um interpreta d'acordo com seu estado de espirito ou filosofia de vida.
Um abraço para todas daqui das areias escaldantes da Carolina do Sul onde me encontro a trabalhar para o bronze.... de manhā praia... meio do dia ar condicionado... fim de tarde umas tacadas de golfe... um bocado desajeitadas.

Diogo

Jose Elias Moreno disse...

Oi Diogo!
Decerto estás a disfrutar de momentos da tua vida, com que nem sonhaste.
Que os aproveites em pleno com muita saúde e alegria.
Sei que por esse Estado há muita beleza natural e condições para umas férias aprazíveis.
Disse-mo o António Vargues irmão do Florêncio, que residindo em NY, não dispensa umas férias por aí.
Gde abraço.
JEM