terça-feira, 19 de julho de 2011

INTELIGÈNCIA
E PERSONALIDADE

Alfredo Mingau


Inteligência

Porque sei quem és?

Algumas pessoas têm uma determinada aptidão física, outras são sociáveis, algumas têm capacidades musicais e de escrita, outras têm um bom sentido de orientação. Algumas são bons bailarinos ou pintores,  enquanto que outras são bons a línguas e assim por diante. A inteligência é muitas coisas diferentes. Consequentemente,   é difícil medir a inteligência.

QI significa quociente de inteligência. O QI é uma medição da capacidade de resolução de problemas num teste de inteligência específico comparado com grupos etários semelhantes da mesma cultura. Para o grupo como um todo, o teste poderá muito bem dizer algo sobre os graus académicos, estatuto social, educação, etc. Mas um QI elevado nada nos diz sobre a capacidade da pessoa lidar com a vida real.

personalidade

Porque te conheço?

A personalidade desenvolve-se gradualmente ao ritmo da experiência de vida. Por isso, em determinados períodos somos semelhantes e por isso existe um determinado grau de previsibilidade. Quando vivemos perto de outras pessoas conseguimos fazer a leitura dos seus sinais inconscientemente, é fácil carregar no botão certo para obter a reacção desejada. Rapidamente formamos impressões sobre a personalidade de alguém que acabamos de conhecer numa festa ou num compartimento de um comboio. O cérebro faz a leitura de um determinado número de sinais de forma muito inconsciente fazendo a ligação com experiências que possui de outras pessoas.

É difícil alterar as primeiras impressões. Não simpatizamos imediatamente com alguém que tenha traços que nos lembram um inimigo. É frequente relacionarmos o nome de uma pessoa de quem não gostamos com uma personalidade desagradável.

Posso definir tudo isto como real, conhecendo as pessoas? Acham que tenho inteligência e personalidade sem me conhecerem?

Aqui vai mais esta para a “fogueira” - AM

3 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

E esta João?
Achas que dá para debateres?
Verifico que o último parágrafo vai arder na "fogueira". Irá continuar acesa?
Um abraço para o Mingau.
Rogério Coelho

Anónimo disse...

CARO AM,

Viva,

A coisa mais importante nas trocas de ideias é a pessoa que coloca os temas, conhecer-se a si próprio.

Em minha opinião, estes temas, inteligência e personalidade são temas que exigem estudo e não dá para se pegar neles assim do pé para a mão.

Acha para a fogueira...

Qual ?

Ab.
JBS

Anónimo disse...

meu caro BS
eu escrevi isto do pé pr'a mão
Acha pr'a fogueira?. O Rpgerio já colocou uma...
A fogueira sou eu...personalidade desconhecida.
Um abraço
Alfredo