quarta-feira, 11 de junho de 2014

EFEMÉRIDE


Da Costeleta Lutilia Rocha recebi o memorandum, com o texto, que passo a transcrever

Caro amigo Rogério
Hoje senti a emoção deste dia e da memória saltam imagens sobre o seu significado do ontem longínquo ao hoje tão próximo e não resisti a enviar-lhe este breve apontamento sobre a efeméride.


HOJE, 10 DE JUNHO

A vida é feita de memórias, emoções e sonhos!
As memórias são as raízes da nossa existência, as emoções, a apaixonante aventura do hoje, porque o ontem já é memória; quanto aos sonhos... bem, esses, são o horizonte da esperança, o projeto divino da humanidade.
E na memória, avultam factos que marcam e que fazem história.
Hoje, 10 de Junho, feriado nacional, guarda memórias na história de Portugal.
Desencantei no baú dos meus conhecimentos uma curiosidade histórica sobre este dia que no nosso país se diz ser o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O 10 de junho nasce com a República.
Na perspetiva de Conceição Meireles, especialista em História Contemporânea de Portugal, "Os feriados que ficaram consignados pelo decreto de 12 de outubro de 1910 foram: o 1º de janeiro, que era o dia da Fraternidade Universal; o 31 de janeiro, consagrado aos mártires da República; o 5 de outubro, vocacionado para louvar os heróis da República; o 1º de dezembro, que era o Dia da Autonomia e o Dia da Bandeira; e o 25 de dezembro, que passou a ser considerado o Dia da Família, tentando laicizar a festa religiosa do Natal".
Este decreto dava "aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais. Daí a origem dos feriados municipais".
Ainda, segundo a especialista, "Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de junho, em honra de Camões", uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta que escreveu "Os Lusíadas" e também como forma de esbater o 13 de junho dia de Santo António. Assim o 10 de junho passou a ser feriado municipal assinalando o “Dia de Camões” que representava o génio da pátria, pois representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.
Com o Estado Novo o 10 de junho passou a ser comemorado a nível nacional, como Dia de Portugal, Dia de Camões e Dia da Raça para exaltar a originalidade do povo luso.
Com a Revolução dos Cravos em 1974, o 10 de junho passa a ter novo significado. Passa a ser um dia dedicado a todos os portugueses, “cá dentro” e “lá fora”, relembrando e dignificando os portugueses que no continente ou nas inúmeras comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo inteiro, são exemplo e se distinguiram em determinadas áreas sem distinção da sua opção ideológica ou religiosa.

Com carinho, um abraço
Lutília

Colocado por
Rogério Coelho

Sem comentários: