terça-feira, 3 de junho de 2014

GENÉRICO DO BLOGUE



Por achar que é relevante transcrevo na íntegra a informação enviada pelo Costeleta António Viegas Palmeiro.


Informando


Sobre o título em epígrafe e por me parecer que a informação  do colega que  originou  a  alteração do genérico não  seria  correcta, tentei esclarecer e esclarecer-me, investigando em diversas fontes.
O resultado foi o seguinte:
1947
A Escola,   então  oficialmente  designada  por Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira,  funcionava em instalações precárias na Rua do  Município  e no  Largo da Sé (no pátio do Seminário).
1948
No  edifício  deixado  pelo  Liceu  João  de Deus,  junto à Alameda,   começa a funcionar a Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, onde passa a ser  ministrado  o  Ciclo Preparatório  do  Ensino  Técnico  (1º e 2º anos).
O edifício entrará, mais tarde, em obras que serão executadas por  fases.
À medida que  vão  concluindo  o Ciclo Preparatório os estudantes vão  transitando   para  a  Tomás  Cabreira,  onde  frequentam  os    Cursos Gerais  (Comercial ou Industrial) conforme a opção.
1952
Com as obras concluídas, o edifício abre completamente remodelado   e  com  a  traça actual.  O  novo  estabelecimento  agora  designado     Escola Industrial  e Comercial de Faro,  passa  a  ministrar o Ciclo Preparatório e os Cursos Gerais.

CURIOSIDADES
1888
- Designação inicial – Escola de Desenho Industrial de Pedro Nunes
- Primeiro aluno matriculado – Caetano Alberto Boaventura Frazão Alves, de Lisboa, regime nocturno
- Primeiro aluno de Faro –Acácio Agriculo Ferreira Chaves
- Primeiro aluno diurno – Carlos Sodis Mascarenhas, de 9 anos
- Primeira aluna – Júlia Sodis Mascarenhas, de 12 anos com o nº. 34
- Primeiro aluno de Olhão – José Henrique Pereira, com o nº. 104
1914
O primeiro aluno do Curso Comercial foi Mário Lyster Franco (filho de Carlos Augusto Lyster Franco que durante muitos anos foi director da Escola.


COMENTÀRIO
Pela pesquisa e pelo que atrás é  descrito  parece não haver dúvidas de que a Escola na rua do Município começa a ser desactivada em 1947, a partir  deste ano  inicia-se  a  mudança  que  pelo  descrito  foi  feita  de forma faseada.
De uma coisa eu tenho a certeza, eu entrei no primeiro ano do Ciclo em 52/53, na Escola que sempre frequentei,  no  local onde até hoje está.
Em face do que atrás foi dito,  parece-me  que  a alteração do genérico, pode acontecer por qualquer razão,  mas pela  que foi referida, não.
Convém esclarecer que nada tenho contra o actual, o brasão também é significativo. Mudar de vez em quando é bom.


António Viegas Palmeiro

NOTA DA REDAÇÂO: A razão do signatário ter mudado o genérico apenas se deveu ao facto do mesmo genérico se referir que a Escola da Rua do Município terminou em 1948 e não me ser possível apagar essa informação. Tudo o que aqui é descrito é do meu conhecimento. Agradeço ao amigo Palmeiro a informação enviada, que servirá para conhecimento de todos os que se interessam pela história da Tomás Cabreira, como Escola de todos os Costeletas  que ali ou lá fizeram os seus estudos. O genérico que coloquei poderá estar de passagem aguardando que qualquer de voz envie uma foto de substituição, mas que seja alusiva à nossa Escola.
Porque a informação do dia 29 de Maio se encontrava errada, repus a verdade. "O seu a seu dono". As minhas desculpas ao Inácio Fernandes.
Rogério Coelho


Sem comentários: