quinta-feira, 21 de agosto de 2014

NOTÍCIAS ALGARVIAS


INFORMANDO

A aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, vai ser “palco” no próximo dia 6 de Setembro da Festa da Filhó. Trata-se assim de uma oportunidade para os visitantes apreciarem variados tipos de filhó, na zona de refeições que estará disponível para o efeito. 
Este evento terá início pelas 15h00 com a realização de um Torneio de Tiro ao Alvo. O baile Serrano terá início pelas 18h00, e será abrilhantado por Bruno Neves. Pelas 22h00 entrará em palco o Grupo Etnográfico de Quelfes “ Dança dos Velhos”, que representará uma forma diferente de apresentar as danças e cantares do Algarve. Após esta mostra etnográfica do grupo de Quelfes continuará o baile serrano por a noite dentro.
Promover a interação, o diálogo e a convivência entre a arte e as pessoas que nesta altura nos visitam constitui o principal objectivo do “Dreamville”, a ter lugar na Praça do Mar em Quarteira nos dias 21, 22 e 23 de Agosto. Proporcionando uma excelente oportunidade para acompanhar o pôr do sol, desfrutar de um jantar, um café, ou adquirir uma lembrança, aproveitar a “kid zone” para os mais novos, bem como o artesanato e a gastronomia regional, este evento, com entrada gratuita, é organizado pela Associação Dinâmika, contando com os apoios da Autarquia de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira e tem como parceiros a Quarpesca e a Plâncton
IN Jornal Carteia

A FACTURA 
DOS MANUAIS ESCOLARES
Lisboa, 21 agosto (Lusa) – As famílias com filhos em idade escolar vão voltar a ter uma despesa elevada com manuais escolares que poderá ultrapassar os 250 euros, principalmente se frequentarem o 3.º ciclo ou o secundário.
Segundo um levantamento feito pela agência Lusa, o custo dos manuais vai aumentando consoante os alunos vão avançando no ensino.
“Os preços são praticamente incomportáveis para a maioria das famílias. O único nível de ensino com menos problemas é o 1.º ciclo, onde o valor é mais baixo”, disse à Lusa Isabel Gregório, presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE).

Quando entram pela primeira vez para a escola, os três livros das disciplinas principais - Estudo de Meio, Matemática e Português - custam cerca de 25 euros mas, no 2.º ano, o preço dos mesmos já sobe para 27 euros.


Sem comentários: