quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CRÓNICA DE FARO



Em prol da salubridade e da higiene


Ao passarmos aos contentores verdes de recolha do lixo ou ao nos mesmos lançarmos os resíduos, mormente neste período estival por via das temperaturas mais elevadas e da deterioração provocada, somos agredidos por um cheiro indesejável, que é revelador de se estar gerando um clima de menor índice de higiene pública.
Por tal razão e para além do desagradável odor é pertinente pensarmos que se encontra em denunciado risco a saúde pública com todas as suas nocivas consequências.
Isto é devido, quanto a nós pela não lavagem dos referidos recipientes, como durante muito tempo aconteceu e ora cremos que possa vir a suceder, mas sem a periodicidade necessária a manterem-se os índices de qualidade pela eliminação dos resíduos que, naturalmente, sempre ficam depositados aquando da remoção do lixo dos caixotes de cor verde para os camiões que os transportarão para os locais de tratamento e compactação, no vulgo das lixeiras.
Recordamo-nos que a seguir a esta operação de recolha de matérias depositadas, de modo próprio o chamado “lixo biológico”, que se processa maioritariamente à noite, vinha um outro veículo que, com automatismo próprio, procedia à lavagem e desinfestação dos referidos recipientes, o que causava a eliminação de cheiros incómodos e da degradação, como as vastas manchas negras o denunciam da calçada em derredor.
Impõe-se que, com a regularidade necessária, este tratamento higiénico, aconteça, pois que estão em causa factores de risco no que à saúde pública concerne e à imagem e qualidade de vida, que passa também por aqui, da cidade capital sulina.
Claro que tal suscita custos de marcante acção na empresa municipal que gera o sector, mas acreditamos que as elevadas taxas que todos pagamos sela salubridade e anexa ao recibo da água mensalmente consumida comporta esta acção que é de marcante importância. Não queremos olvidar o quanto de positivo tem sido desenvolvido neste sector, nem tomar a nuvem por Juno, mas lavar, com maior regularidade os contentores do lixo de cor verde é uma acção que se impõe.

João Leal


Sem comentários: