quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CANTINHO DOS MARAFADOS

Enviado por Jorge Tavares, que transcrevemos:

Mote


--Primo, que medo, que horror!...
Que bicho é que tem na mão?
--Oh! prima eu sou caçador,
Este bicho é um furão!...

Glosas

...Ande cá, pegue-lhe aqui
Co’a sua mãozinha linda;
Talvez ele cace ainda
Um coelhinho para si
--Quando os seus olhos eu vi,
Seu rosto mudou de côr,
E não perdeu o rubor
Ao tocar-lhe só c’um dedo...
---Então já não diz com medo:
“Primo, que medo, que horror!?...”

--Mas o bicho há-de morder...
--Não, não morde em moças novas,
Isto é p’ra meter nas covas
Onde caça grossa houver;
Talvez me saiba dizer
Onde alguns coelhos estão...
Disfarce a má impressão,
Venha-me já ensinar,
E não torne a perguntar:
“Que bicho é que tem na mão?”

---Eu cá sei onde estão três
Metidos num só buraco...
---Este bicho é tão velhaco
Que os tira só de uma vez...
Ainda há bem pouco ele fez
Coisa pior, o estupor:
Tirou-os com tal furor
Que, prima, chorei com pena,
E, se por tal me condena...
Oh! Prima, eu sou caçador.

Não me devia condenar...
Se foi Deus quem criou tudo,
Criou um bicho cabeludo
Para noutro bicho entrar...
---Primo, vamos começar
Da melhor maneira então...
Ai primo, é como um travão
Que chega à maior fundura...
Bem diz você que ele fura,
Este bicho é um furão!

Retirado do livro INÉDITOS DE JOSÉ ALEIXO
Sextilhas ERÓTICAS, BURLESCAS E SATÍRICAS.

comemoração dos 250 anos do seu nascimento ( 15.09.1765 )

1 comentário:

jorge tavares disse...

Por lapso está inserida uma data que corresponde ao poeta José M. do Bocage e não o poeta José Aleixo. As minhas desculpas
jorge tavares
1950/56