terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CRÓNICA DE FARO



Vão reabrir o Aliança

Sem dúvida das mais edificantes e gratas notícias para a capital sulina, vindo a lume, nos últimos tempos, foi-o o da reabertura, prevista para o princípio do ano que aí se pressente já, do celebrado e célebre Café Aliança, há alguns anos, demasiado tempo, para aquele que foi considerado “um dos grandes cafés da Europa”.
É que, para além deste estabelecimento carismático, que o foi centro de cultura, de política, de verdadeira “bola de negócios dos frutos secos” e de convívio, era a para da “Brasileira do Chiado”, em Lisboa e do “Magestic”, no Porto, um desses tais cafés de reconhecimento europeu, conforme livro da autoria do conhecido historiador, investigador e jornalista algarvio, uma das grandes referências intelectuais do Algarve, dr. Teodomiro Neto.
Segundo consta trata-se de uma família de empresários algarvios, com várias iniciativas na cidade e na região, que tomou esta iniciativa, louvável a todos os títulos e por cuja concretização formulamos os mais ardentes e sinceros votos de êxito.
Foi expressa a declaração da assumida promessa do “pleno respeito pela identidade e história do Aliança como espaço de divulgação de cultura e discussão política” e que “as obras de recuperação deste imóvel classificado se haverão na preservação da linha arquitectónica, decoração e mobiliário”.
O estabelecimento, cuja reabertura tantas e por tantos foi prometida, de modo próprio e como hábito é em períodos de campanhas eleitorais autárquicas, foi fundado por esse invulgar, importante e empreendedor algarvio, que foi José Pedro da Silva, foi construído em estilo revivalista em 1930 e por ali passaram, a par de outras destacadas figuras das mais diversas áreas, entre as quais destacamos os “nossos” por algarvios poetas António Aleixo (Vila Real de Santo António), no seu afã de vender jogo e António Ramos Rosa (Faro), destacamos os “universais” Fernando Pessoa, Marguerite Yourcenar, Simone de Beauvoir, etc.
Vai reabrir o Aliança? Oxalá a questão interrogativa alcance a sua resposta concreta já nos tempos primeiros de 2016.
João Leal
Nota da redação:- No nosso POSTAL FARO ANTIGO publicado no transacto dia 11 de Dezembro fizemos referência à reabertura do Café Aliança. Sempre em cima da notícia.
Roger

2 comentários:

jorge tavares disse...



No comentário que escrevi ontem. a data quando evoco o baile dos finalistas não é 95/96, mas 55/56...era bom, mas já foi!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jorge tavares
costeleta 1950/56

jorge tavares disse...

A idade não perdoa. Esta correcção diz respeito ao texto do São Luís Parque, e que por razões desconhecidas falhou a sua publicação.
Vou reenviar o comentário.
Jorge tavares
costeleta 1950/56