quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DICANDO E ACONSELHANDO


Chega de dormir mal.
Alguma dicas para dormir melhor

Por mais que a maioria dos Costeletas concorde que dormir é uma actividade relaxante e prazerosa, não são todos os que se conseguem deitar, fechar os olhos e entrar no mundo dos sonhos com facilidade. 

É interessante manter um abajur de luz amarela. O problema com as lâmpadas LED é que elas imitam a luz do dia, e nosso corpo descansa melhor sem esse tipo de iluminação. Os especialistas recomendam que, à noite, no quarto, usemos luz amarela.

Ao que tudo indica, não precisamos deixar de levar para a cama apenas smartphones, tablets e computadores se quisermos dormir melhor. Assim como esses aparelhos interferem na produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir bem, a luz daquele relógio digital que fica ao lado da cabeceira também não é saudável. O despertador é uma tortura para quem acorda durante a madrugada e resolve conferir o horário – quem nunca se chateou calculando as horas restantes de sono depois de acordar no meio da noite que atire o primeiro travesseiro. A recomendação aqui é a de deixar o despertador eletrónico o mais longe possível da sua cabeça.

Se o(a) Costeleta não tem a felicidade de dormir num ambiente livre da poluição sonora que faz parte das grandes cidades, pode ter dificuldades para pegar no sono – o mesmo vale para quem tem sono leve e dorme ao lado de alguém que ressona.

Para diminuir os efeitos causados pela presença de ácaros, não se esqueça de trocar os lençóis da sua cama pelo menos uma vez por semana – especialmente se algum animal de estimação dorme com você. Além do mais, quando você troca a sua roupa de cama e deita nela pela primeira vez, depois de tomar um banho e vestir um pijama confortável, é ou não é uma sensação maravilhosa?

Para quem gosta de velas, incensos e purificadores de ar com aroma, basta prestar atenção na escolha dos cheirinhos. Em vez de um aroma cítrico, por exemplo, prefira lavanda – deixe os perfumes mais energizantes para o dia. Pode não parecer, mas o perfume do ambiente afeta muito o seu humor e a sua energia.

Muita gente dorme melhor depois de um bom banho, mas o que talvez você não saiba é que aquele banho quente, que é tido como extremamente relaxante, não é exactamente a melhor opção. O banho quente aumenta a sua temperatura corporal, o que atrapalha o seu descanso. O ideal é tomar um banho menos quente, pois, quando seu corpo está mais frio e você se joga por baixo das cobertas, é mais fácil adormecer. Para ficar mais claro: banho quente é relaxante, mas não deve ser tomado pouco tempo antes de dormir.
Você não é o(a) único(a) que adora o seu travesseiro fofinho e o seu colchão confortável – os ácaros curtem muito esse ambiente, até mesmo porque, para eles, não se trata apenas de um bom lugar para ficar, mas de um óptimo restaurante, afinal as suas células mortas são o banquete dos seus milhares de colegas de cama.

Se você é alérgico à poeira, não deixe de passar o aspirador no colchão de tempos em tempos e de expor seus travesseiros ao sol sempre que possível. Além do mais, vale sempre lembrar que esses itens têm um tempo de vida útil, e que você deve trocá-los de vez em quando, pelo bem da sua saúde. Dica: troque de travesseiro a cada dois anos e de colchão a cada dez.

Logicamente, nem sempre é simples seguir todas essas dicas, mas, se você puder dar uma chance a algumas delas, talvez suas noites de sono sejam mais bem aproveitadas.

Bons sonhos!

Pesquisa de Roger

Sem comentários: