domingo, 22 de maio de 2016

CRÓNICA DE FARO


A Caracolada Solidária

Opinião de João Leal

Largas dezenas de pessoas participaram, de forma ativa e colaborante, na “Caracolada Solidária”, promovida com o abnegado ADN de percorrer a fraterna avenida dos “serviços à comunidade” e angariar para a sua concretização dos indispensáveis meios financeiros, pelo cinquentenário e sempre vivo Rotary Clube de Faro.
Aconteceu nesse aprazível recinto, em especial nestes finais do estio primaveril que caracteriza a nossa sulina região, que é a Alameda João de Deus ou Campo das Flores, este nome em homenagem poética ao vaet e pedagogo messinense, um recinto “pulmão verde da capital sulina”, a pedir urgente intervenção, face às falhas que apresenta. Duas apenas vamos referir: o lago com uma réplica da obra de Rafael Bordalo Pinheiro “a raposa e a cegonha”, transformado em “etar” tal abundância de lixo embebido na pútrida água que o enche e as grandes floreiras postadas junto às entradas principais e de há muito, carentes que lá plantem flores ou outros vegetais, para que as mesmas cumpram a sua função.
Sempre a mexer a atual equipa diretiva dos rotários farenses, liderada por esse homem de saber, querer e vontade em “servir”, que é o professor universitário mestre Ilídio Mestre, mai lo os seus companheiros (todos se empenham sempre em cumprir e fazer cumprir os ideiais legados à humanidade por Paul Harris) fizerem nas vésperas do “caracoleiro” mês de Maio esta festa de convívio, de gastronomia, de arte e de solidariedade, não hesitando, um segundo sequer a desempenhar as múltiplas tarefas necessárias ao bom êxito conseguido.
O povo, o sempre bom povo farense respondeu ao convite, com o seu autarca primeiro, dr. Rogério Bacalhau Coelho, a autenticar o “sim” do concelho às causas generosas, tal como muitos outros o fizeram com total entrega, desde o excelente conjunto de música popular “Trovas Campestres”, ao magnífico cantor Fernando Carvalho, a quem lavou, preparou e serviu os caracóis, as bifanas, os acompanhamentos e as bebidas. E tudo, mas inteiramente tudo num pleno espírito de viver Rotary e de criar a vivência do lema rotario do ano (prestes a terminar – 1 de Julho)- “Seja um presente para o Mundo”.
Esse presente foi uma dádiva alcançada pelo Presidente Ilídio Mestre e os seus pares neste memorável “Caracolada Soldária”.

João Leal

Sem comentários: