segunda-feira, 30 de maio de 2016

CRÓNICA DE FARO:


 Pela democracia da integração


Opinião de João Leal

A vivência plena da democracia só será alcançada, quando se verificar, mesmo e sobretudo em relação às franjas populacionais a sua total integração no todo social, sem marginalizações nem xenofobias, que se estende para além da identidade rácica a muitos e vastos setores, entre os quais os afetados por diminuições físicas ou psíquicas. Combater esta indesejável situação é o caminho verdadeiro da cidadania, conducente a verdadeira igualdade de todos perante a que a todos é devido.
Vem este pensar a propósito da recente ação desenvolvida pelo Comando de Faro da GNR (Guarda Nacional Republicana), da responsabilidade do te. Coronel Carlos Silva Gomes, e em que 15 militares desta unidade frequentaram um curso de formação de iniciação em língua gestual portuguesa.
Concretizado o lema da entidade “Pela Lei e pela Grei” hemos assim que, para além das missões intrínsecas que lhe são confiada – segurança, proteção, ambiente, trânsito, etc., assistimos ao incontroverso propósito de edificação de uma verdadeira cidadania procurando dotar os 15 militares que frequentaram o curso, realizado em parceria com a Gestinesquecível, de conhecimentos suficientes para o atendimento e consequente integração dos cidadãos surdos na sociedade.
Durante quatro meses e num total de 36 horas, os formandos, que interagem no quotidiano com algumas das populações mais vulneráveis da terra algarvia, apreenderam conhecimentos elementares da língua gestual portuguesa, possibilitando uma ativa e efectiva comunicação com os que padecem da deficiência auditiva. Tal permite-lhes agora compreender e atender, de sobre modo em situações de emergência os que os procuram e são portadores de surdez, estabelecendo-se a viabilidade de um diálogo da mais evidente valia.
Recorda-se, a propósito desta ação formativa de dezena e meia de militares da GNR que, desde há oito anos, existe o “SMS Segurança”, um sistema informativo de receção de SMS, numa parceria colaborante com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, a que o curso recentemente realizado vem conferir um salutar complemento. O “SMS Segurança” permite a cidadãos afetados pela surdez ou com dificuldades auditivas enviar mensagens escritas em situações de emergência, de qualquer país, pedindo o socorro necessário face à situação vivida, através do 961 010 200. A verdadeira e autêntica democracia, que a todos importa e todos deve abranger, faz-se também destes gestos solidários!


João Leal

Sem comentários: