terça-feira, 7 de junho de 2016


Grupo Folclórico de Faro faz 86 anos

O Grupo Folclórico de Faro sobe ao palco do Passeio da Doca, na capital algarvia, para comemorar 86 anos de existência, mostrando as diversas vertentes do mais antigo grupo de folclore do Algarve.
Na noite de 9 de Junho, a partir das 21h30, o Grupo Folclórico de Faro irá realizar um espetáculo comemorativo integralmente preenchido com a apresentação das suas quatro atuais secções: Escola de Acordeão, Cancioneiro, Grupo Infantil e Grupo Adulto.
A Escola de Acordeão do Grupo Folclórico de Faro, sob a orientação do professor Hermenegildo Guerreiro, irá apresentar alguns dos seus alunos e intérpretes convidados, num momento dedicado ao instrumento-rei do Algarve.
O Cancioneiro irá mostrar a diversidade da música tradicional e dos cantares populares do Algarve.
Os mais pequenos (Grupo Folclórico Infantil de Faro) recriarão as brincadeiras e danças dos tempos dos seus avós.
Finalmente, o grupo de dança adulto irá defender os seus pergaminhos através dos expressivos corridinhos, bailes de roda e baile mandado, tão característicos do nosso Algarve.

Sábado, dia 11 de Junho, as comemorações do aniversário continuam, com a realização de um jantar convívio, que contará com a participação de antigos e atuais elementos.

1 comentário:

jorge tavares disse...

Falar do Rancho Folclórico de Faro é falar de Henrique Bernardo Ramos, de Virgílio Carminho, dos irmãos Fantasias e de tantos outros que deram brilho ao rancho durante anos.
A propósito recordo o meu tio-avô, pai do Virgílio Carminho que segundo dizem, quando dançava o corridinho, fazia a escovinha em cima duma medida de alqueire. Gente de outro tempo que não tinha telemóvel para se entreter enquanto almoçava e jantava.
Jorge tavares