sexta-feira, 3 de março de 2017

750 ANOS DO ALGARVE PORTUGUÊS



O REINO DO ALGARVE

No passado dia 16 de fevereiro de 2017, o Algarve comemorou 750 anos de existência legal como território português. Até esta data de 1267, os direitos de posse da região eram reivindicados pela Ordem de Santiago, pelo Rei de Portugal D. Afonso III e Afonso X Rei de Leão e Castela (1252-1284). A assinatura do Tratado de Badajoz marcou o fim de uma longa contenda geopolítica.
Vejamos.
Depois da conquista definitiva do Algarve por D. Afonso III, em 1249, a região Algarvia permaneceu marginal durante muito tempo. Separada das comunidades setentrionais por uma serra, prolongada por charnecas e pastagens – umas e outras quase desertas – a via marítima era o caminho mais natural e mais rápido para os contactos com as províncias. Mas…
Em 1252 o Rei de Castela D. Afonso X, estando de boas relações com o Rei Muçulmano de Niebla (Província de Huelva), este reconhece-o como único detentor do poder da região Algarvia que se estendia até Sagres.
Esta situação manteve-se atá 20 de setembro de 1264, D. Afonso X, estando em Sevilha, cede às pressões portuguesas de possuir o usufruto da região Algarvia.
E a 16 de fevereiro de 1267, em Badajoz, D. Afonso III e D. Afonso X estabelecem um acordo definitivo entre as suas fronteiras. E assim, foi fixado como linha divisória dos dois reinos, o rio Guadiana, ficando pertencendo para Castela todas as terras para Oriente, nomeadamente os castelos de Arroche e Aracena, cujas possessões e terras envolventes tinham sido conquistadas pelo monarca português em 1251. Pela parte de Castela D. Afonso X renunciou a todos os direitos que tinha sobre o Algarve, nomeadamente, as terras que ficavam a ocidente do Guadiana.
Passaram-se 750 anos de integração territorial, que até hoje não foi contrariada com manifestações de separatismo.
Convém, também, para terminar esta pequena resenha histórica sobre o Reino do Algarve, salientar que a questão da fronteira definitiva entre Portugal e Castela somente foi conseguida com o Tratado de Alcañices, assinado a 12 de setembro de 1297.

Foi um arranjo

De Roger

Sem comentários: