segunda-feira, 10 de abril de 2017

RUA PROFESSOR UVA EM S.BRÁZ



RUA PROF. JOSÉ DE SOUSA UVA JR. EM SÃO  
BRÁS DE ALPORTEL








Figura carismática da prestigiada e rica história da Escola Tomás Cabreira o sempre lembrado mestre que foi o Professor José de Sousa Uva Jr. passou a ter o seu nome na toponímia de São Brás de Alportel, sua terra natal. Esta merecida homenagem, que nos toca a todos nós «costeletas» foi assumida em reunião do Executivo Autárquico Sambrazense, por proposta da Comissão Municipal de Toponímia, figura no novo arruamento transversal à Rua António R. Silva na sede do concelho da serra algarvia, de onde são naturais tantos nossos colegas em sucessivas gerações.
O Professor José de Sousa Uva Jr. foi Diretor da Escola Tomás Cabreira entre 1939 e 1943, aqui havendo lecionado várias disciplinas (francês, noções de comércio, direito comercial, economia política, etc.) o que o levava a afirmar «sou pau para toda a obra», exercendo a carreira docente durante várias décadas, com milhares de alunos.
Participou em França, como oficial miliciano na I Grande Guerra, foi Vice - Presidente da extinta Junta Geral do Distrito de Faro e Procurador, pelo Ensino Técnico ao Conselho Provincial do Algarve, poeta emérito de que a Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira editou um livro com a coletânea de algumas das suas composições e sobretudo considerado como um dos melhores autores algarvios no género poético da gazetilha, bem como músico de reconhecidos méritos (caso do corridinho «estão verdes ... »).
A apresentação pública da nova designação Rua Professor José de Sousa Uva Jr., tal como da «Rua Professora Teresa Júdice Gamito», que foi prestigiada investigadora e professora da Universidade do Algarve, decorreu durante uma sessão promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel no Centro Explicativo da Calçadinha, naquele concelho.
 

JOÃO LEAL
 
 






Sem comentários: