quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

ESCREVER É CONVIVER




DESMOTIVAÇÃO

Rogério Coelho


A perda de entusiasmo é um processo endógeno, ou seja, inerente a cada um. Parte de dentro para fora e pode ser consequência de diversos factores.
- Primeiro, de um trabalho desalinhado com os propósitos de cada um, em especial missão e visão.
- Segundo, é natural que gradualmente o interesse se desvaneça, e não se enxerga sentido no que se faz, porque, se insurge contra outrem.
- Terceiro, não aceitar as considerações que façam do nosso trabalho

Aplacar os sinais de desmotivação depende exclusivamente de cada um. Em princípio, é necessário estar atento para identificar estes sinais. Em seguida, procurar agir para combatê-los. Isso pode significar mudar  ou  melhorar o ambiente  de trabalho, buscar relações mais amistosas com os outros, mesmo que não os conheçamos.

É necessário alterar, sempre que possível, a rotina, perseguir novos desafios e estreitar um diálogo construtivo, para não haver perda de entusiasmo. E aí, a desmotivação desaparece para dar lugar a projectos mais criativos! A comunidade, em geral, gosta de criatividade.

A desmotivação e o afastamento resultam em saudade. Saudade de voltar a criar, de conviver.

Sejam felizes! Escrevam aqui no Blogue…

Porque escrever é conviver, cria entusiasmo  e motivação.

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam." -  George Bernard Shaw



1 comentário:

Jose Elias Moreno disse...

Caro Roger, apresso-me já a enviar-te o meu like e o meu comment ao teu inteligente e oportuno post; pois já tenho pensado muitas vezes em como seria aborrecida, chata e entediante a minha vida de idoso , sedentário, desmotivado e preguiçoso,( mas felizmente com saúde q.b.), se não fosse a minha esperança de ver realizados velhos,ingénuos e aparentemente pouco rentáveis sonhos, que me manterão activo enquanto tiver um sopro de vida.
Força e um grande abraço.
JEM