sexta-feira, 27 de abril de 2018


Ser ou não ser dirigente associativo



O ser dirigente Associativo, está no querer, na vontade e na disponibilidade de cada um.
O ser dirigente associativo, implica muitas vezes, no tempo perdido, em tempo tirado à Família e, numa preocupação na(s) resolução(ões) dos problemas em do próprio associativismo, quer o mesmo seja de índole amador ou profissional.
Falando em associativismo amador, quero aqui expressar, que é neste precisamente que me encontro focado. Pois, é nele que tenho tirado bons conhecimentos e ensinamentos, defendendo interesses comuns. Sim, tenho tirado bons ensinamentos em relação às instituições às quais me encontro vinculado como dirigente e, que me ocupam a maior parte do tempo de aposentado mas, sem ser prejudicial ao seio Família. 
Entre as Associações ou organismos aos quais estou ligado como dirigente, destaco entre elas, em primeiro ligar a Mutualidade Popular de Faro, onde exerço o lugar de Vogal da Direcção com a missão para o qual fui mandatado pelo Presidente, na consultoria e, verificação das obras nos imóveis que a referida Associação possui, na revisão dos cadernos de encargo das referidas obras, na prospecção e análise de futuros imóveis para aquisição e aumento do património da mesma instituição.
Em segundo lugar, como dirigente associativo aparece a Associação Algarvia de Pintores em Porcelana. Não sendo um elemento activo na pintura mas, pelo fato de ser um sócio participativo nalguns passeios e, em exposições realizadas pela referida associação, pela dificuldade na composição dos órgãos sociais, fui convidado a fazer parte dos mesmos. Depois de ter passado pelo conselho fiscal, fui eleito Presidente da Assembleia Geral no mandato anterior e, pelo desempenho do mesmo, colocando alguma acalmia nas referidas assembleias e, pela dificuldade na composição de uma nova lista para um novo mandato, foi por mim proposta uma lista, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade e, da qual fui eleito novamente como Presidente da Assembleia Geral.
Por último e, em terceiro lugar, vem a minha, vossa e  nossa Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira. Digo-vos, que tem sido muito gratificante para mim, ter aceite o convite que me foi dirigido pela Professora Isabel Coelho, Tenho dado o meu melhor contributo em prol da referida Associação nas obrigações para o qual me propus na excelente companhia das(os) colegas costeletas com mais experiência e, mais calejados do que eu  nestas ides. Com isto, quero-vos dizer que aprendemos uns com os outros, mas, noto a falta de aderência dos colegas costeletas dos anos: 60, 70 e, por aí adiante nos almoços convívio que se fazem anualmente como a fazerem parte dos associados desta Associação.
Ao longo da minha vivência, tenho feito parte de outras associações como no campo desportivo entre outras, estando-me a recordar como exemplo do Rotary Club de Faro na boa companhia do nosso costeleta Henrique Brito Figueira..
Finalizando, direi que é tempo de eleições a minha, vossa e nossa Associação. Por esse motivo, solícito a todos os associados que compareçam em massa e, aos que andam por outro lado em convívios de almoços ou outro género de convivo, quer os chamados Electrões ou grupos dos anos 60/70, inscrevam.se como Associados e juntem-se a nós. Nesse sentido tenho ouvido dizer que não querem juntar-se a nós pelo facto da Associação ser de um grupo muito mais antigo (velhos). O que direi eu?
Eu digo-vos que não me considero nem mais velho nem mais novo  em reacção aos outros, mas digo-vos que gosto da minha Escola e nesse sentido mais um Costeleta. Nesse sentido, lá estarei no dia 16 de Junho próximo, novamente num almoço convívio anual com assembleia geral e, numas eleições e, no caso da minha colaboração ser necessária , por respeito aos costeletas direi presente
Se o símbolo da nossa Escola é um elo, que liga a geração Costeleta, não faltem e marquem a vossa presença, para podermos gritar em união e bem alto:: Escola, Escola, Escola-
Termino com um fraterno abraço de costeleta para todos os Costeletas,


Florêncio Pereira Vargues

Sem comentários: