segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CRÓNICA DE FARO



Prof. Dr. Reis Cunha, um “Sampedrino” de eleição

Faleceu, recentemente, em Faro, sua terra natal, onde nascera em 1925, na sua e nossa freguesia de São Pedro, ora integrada por via de uma falada “reorganização administrativa” (?), na União juntamente com a da Sé, o eminente homem de ciência, devotado mestre e um entusiasta filho desta cidade, que tão pouco o conhecia como tal, o professor doutor Fernando Reis Cunha, professor jubilado da prestigiada Universidade do Algarve.
Havendo realizado o seu percurso académico na área da engenharia agronómica este saudoso mestre, a que nos uniam afetivos laços familiares, ele que tanto se orgulhava do “clã Manjua”, foi devotado membro da Mossão Instaladora da nossa universidade, presidida pelo saudoso algarvio professor doutor Manuel Gomes Guerreiro e primeiro vice-reitor daquela Instituição.
Aposentara-se em 1990, sem nunca deixar o seu Algarve, a que votava um empenhado filial amor, mas manteve sempre uma forte ligação à universidade, que conforme nota oficial a propósito do seu óbito, “ajudou a criar”.
Foi, sem dúvida, talvez juntamente com o falecido e lembrado professor doutor José Pedro Machado, o mediático filologista e nome maior de dicionarismo, um dos mais famosos cidadãos nascidos no século XX nesta freguesia de São Pedro, condição de “sãopedrino”, de que tanto se orgulhava.
Autor de numerosos estudos, corolário da sua investigação, cito, pelo seu invulgar interesse regional, entre outros e trabalho editado pela Ualg e que se encontra esgotado “O ambiente climático algarvio no conjunto de Portugal Continental”.
De uma simplicidade extrema e de uma humildade exemplar, este cidadão impoluto, encantava ao primeiro contacto e alimentava sonhos, como aquele em que nos quis empenhar e, “mea culpa”, nunca, contra seu desgosto, se concretizou, o “encontro da família Manjua”.
Que descanse na eternidade quem na vida passou espalhando solidária fraternidade e o voto de que a Comissão de Toponímia não olvide colocar o seu honrado nome da toponímia farense.

João Leal



Sem comentários: