sexta-feira, 23 de novembro de 2018

NOTÍCIAS DE JOÃO LEAL



DE COMO CASIMIRO DE BRITO VÊ A MALTA
O «costeleta» Casimiro Cavaco Correia de Brito (Casimiro de Brito), um dos mais·conhecidos poetas portugueses contemporâneos, natural de Loulé e que «menino e moço» veio para Faro, onde os pais abriram uma mercearia na Rua Bocage (junto à capela do Senhor dos Aflitos) a fim de ftequentar, com muitos de nós, a Escola Técnico Elementar Serpa Pinto, dá-nos este curioso apontamento no livro de sua autoria «Apoteose das pequenas coisas» (Maio de 2016): «Comove-me ver- o rosto dos meus amigos em meninos, ambos da minha idade,- fotos de quando tínhamos dez.ou onze anos. E revejo-me nesses sorrisos olhando para as minhas próprias fotografias dessa época, meio crédulos, meio espantados, apesar de escudados - tal como eu fui - por pais que tiveram de lutar duramente pela vida Era esse o tempo do fim da guerra e quantas guerras vivi depois dessa para alcançar um pouco de paz, que não há! Nem tem que haver. Olho-as sentado num quarto.de hotel, ao lado de um espelho, vendo-me de soslaio duas vezes: o menino e o velho em que me tornei. Sobrevivo como posso por estes dias- com o rosto dos amigos diante de mim e a sua, parece que perene, alegria e indignação. Assim me vejo.»
João Leal

Sem comentários: