quinta-feira, 2 de maio de 2019


                     A VIAGEM PROMETE!  -  2ª

    À chegada, a voz off do comboio - que não é assim tão off, pois trata-se do Picas ...
  A viagem decorreu tranquilamente. Quase nem dei pela presença dEles. Apenas ao atravessar a ponte, o som estérico do telefone voltou a ser ouvido em toda a carruagem. Desta vez não era nenhum vídeo, mas a chegada de uma chamada, o que me leva a pensar que o problema de comunicação daquele casal sofra de alguma surdez. É a idade - nada que eu não presencie diariamente.
    À chegada, a voz off do comboio - que não é assim tão off, pois trata-se do Picas do dia - emite um aviso para a distância entre os degraus e a plataforma. Será snobismo meu, ou o eco do metro de Londres soa muito melhor? Aquele "mind the gap" ainda hoje se faz ouvir nas minhas memórias.
    Chamo um Uber. Um motorista, que não o meu, põe a cabeça de fora da janela, olha para mim e pergunta: Wilson? Hummm, qual será a parte que ele não percebeu? Abano a cabeça com um ar confuso. Quando olho para o outro lado já tinha o Peugeut 308 à minha espera. Bom dia. A viagem é rápida, pois a um sábado de manhã o trânsito nesta zona decresce abruptamente.
   Já à porta de casa passo as passinhas do Algarve para encontrar as chaves entre as mil coisas que tenho na mala. Voilá! Por momentos pensei que as tinha deixado em Faro... Subo. Observo a chave e meto-a na porta. Nesse mesmo instante, o coração quase me salta pela boca com o susto. Do outro lado, numa casa que julgava vazia, oiço gritos apanhados pela surpresa da minha chave. Qualquer sirene não teria feito o mesmo barulho. O que é isto? O que é isto? Quem é? Sou eu, respondi. A Margarida. Não conseguia abrir a porta apesar de já ter rodado a chave. Sou eu, a Margarida. No outro lado algo, ou alguém, exercia uma força descomunal. Sou eu, a Margarida. Só depois de ter dito o meu nome umas duas ou três vezes a porta cedeu. Uma vez aberta, as gargalhadas não se fizeram esperar. Tinha a minha irmã com ar de Samurai e já quase de pau na mão pronta para me bater. Eu achei que ela não estava e ela não se lembrou que eu estava a chegar.
   Se a viagem prometia, nem sei o que esperar do fim-de-semana!

        Margarida Vargues
        (Foto na galeria das fotos)

Sem comentários: