sexta-feira, 31 de maio de 2019

MAIO E JUNHO FLORIDO

OS JACARANDÁS FLORINDO JUNTO Á

NOSSA ESCOLA


A cidade capital sulina vive sob um palio de tons roxo-azul-violáceo por via da floração plena dos jacarandás. Do Jardim Manuel Bivar à Alameda João de Deus, do Jardim de São Pedro à Avenida 5 de Outubro, passando pelo Teatro Lethes ou Jardim Ferreira de Almeida (Alagoa) toda a urbe floresce entre Maio e Julho, numa apoteose festiva, que nos oferece em holocausto de generosa fraternidade, um tapete floral para sobre ele passarmos.
Artur Serrão e Silva, que durante décadas foi o diretor do desaparecido semanário «O Algarve», um dileto e saudoso amigo, dizia-nos, quando ao final da tarde destes mesmos meses em anos, de há muito idos, dialogávamos na esplanada do extinto «Café Algarve», onde pontificava o seu proprietário e figura mediática do folclore regional: - Compadre! Ele há largo mais lindo do este! Verdadeiro andor com as rosas floridas a fazerem grinaldas unindo os jacarandás! ».
O jacarandá mimoso (jacarandá mimosifilia, D. Don) trata-se de uma árvore ornamental da família das Bignoniacease, nativa do Sul e Nordeste do Brasil, da Argentina e da Bolívia e que se encontra ameaçada em seu habitat natural. Curiosamente é uma das poucas plantas que tem o mesmo nome em comum em quase todos os idiomas que na Terra se falam. Foi no longínquo ano de 1 822 que, duas pessoas a identificaram e lhe deram nomes científicos diferentes -jacarandá mimosífilia e jacarandá rotundifilia. É no Inverno que perde a sua folhagem para se cobrir de flores perfumadas, duráveis e grandes, de coloração azul ou arroxeada, a qual se estende pela Primavera ( como ora acontece) e princípios de Verão.
A nossa Escola é, neste momento, nas fronteiras que a orlam (Ruas da PSP Manuel Arriaga e Dr. José de Matos ou na vizinha Alameda) um enclave orlado pelos jacarandás em flor. Quantos vieram no dia 8 de Junho ao almoço anual dos costeletas terão o grande ensejo de apreciar este festivo e vegetal espectáculo!

João Leal

Sem comentários: