sexta-feira, 30 de agosto de 2019



COSTELETAS CUJA LEMBRANÇA É UMA SAUDADE
O SENHOR VICTOR E A MENINA LIBÂNIA
Foram alguns, de entre os muitos «senhores contínuos» que, felizmente tivemos, que nos distinguiram com a sua amizade e os seus cuidados. Este casal, o Sr. Victor e a Menina Libânia (naqueles tempos estes senhores hoje classificadas profissionalmente como auxiliares de educação) aturaram-nos quer na extinta Escola Serpa Pinto, como na Escola Tomás Cabreira, nas atuais dependências e, também, na Rua do Município / Largo da Sé.
Moravam no Largo de São Pedro, paredes meias com a Igreja Paroquial, numa casa cuja entrada era um estabelecimento de barbearia, Não tiveram filhos mas foram os assumidos pais de uma sobrinha que, anos volvidos, viria a ocupar idênticas funções na nossa Escola. Enquanto a Menina Libânia era mais solícita e afetuosa seu esposo assumia-se com um ar mais reverente, mas ambos conquistaram gerais e a amizade de professores, alunos e colegas.
              Importa referir e quantos não «passaram pelas suas mãos» que o sr. Victor (surgia sempre nos programas das récitas escolares ou das sociedades recreativas como Caracterização - Victor Tavares) era um dos poucos, senão o único, que exercia este mister em Faro. Com a sua malinha onde abundavam os cremes, tintas, pó de arroz e outros artefactos, transformava, num ápice um jovem num idoso ou uma das nossas colegas numa respeitável senhora.
Recordar hoje este casal é homenagear as memórias de quantos nos aturaram.

JOÃO LEAL

Sem comentários: