quinta-feira, 17 de outubro de 2019

CONQUISTA DIFÍCEIS


Quem acha que conquistar um adulto é difícil - no amor, na amizade ou até profissionalmente - é porque nunca teve de conquistar uma criança. E por criança, entenda-se adolescente - essas criaturas, por vezes, aborrecidas, de mal com a vida e que não sabem se hão-de virar para a esquerda, se para a direita ou ir em frente. Por vezes nem nós, adultos, sabemos...
Há miúdos fáceis. De sorriso aberto e palavras leves - estão de bem com eles e com os que os rodeiam, são naturalmente simpáticos e com quem se pode ter uma conversa franca , afável e amigável.
Há miúdos difíceis. De cara fechada, palavras duras demais para a idade e a quem é complicado arrancar um sorriso.

O ser fácil ou difícil pode estar na sua natureza, mas é também, muitas vezes, fruto de vivências em núcleos distintos, aos quais não tenho - nem quero - ter acesso. Todos os dias lido com eles e agora mais do que alguma vez nos últimos anos.
É um desafio gigante! E talvez por eu própria não ser uma pessoa fácil de ser conquistada, dá-me um gozo imenso trazer a água ao meu moinho e partir para a conquista dos durões.
Cada sorriso sabe-me a vitória. Cada confidência sabe-me a confiança. Passo a passo eu chego lá. E depois? Ahh depois farei uma festa, porque neste caminho não irei sozinha. Levarei comigo os sorrisos fáceis e levantarei no colo os mais difíceis de arrancar!

Margarida Vargues

Sem comentários: